TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Crise Econômica no Brasil

Por:   •  18/8/2016  •  Artigo  •  3.073 Palavras (13 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 13

A CRISE E AS EMPRESAS NO BRASIL: COMO OS PROCESSOS GERENCIAIS PODEM INFLUENCIAR O ANDAMENTO DA EMPRESA NA ATUAL ECONOMIA DO BRASIL?

Luciane Aparecida Bueno[1]

Diego José do Rosário[2]

RESUMO

Neste artigo iremos relacionar a atual economia do país, sua influência nas empresas e a atuação dos processos gerenciais neste conjunto, abordando o pensamento sistêmico, o planejamento, a organização, a direção, o controle e a estrutura organizacional. Através disso a intenção é que empreendedores atuais e aqueles que desejam abrir sua empresa possam compreender melhor a extrema importância dos processos gerenciais no desenvolvimento e estabilidade de seu negócio. É uma oportunidade para preparar e alertar tanto os empreendedores, como gestores e até mesmo a equipe de trabalho para que se atentem às informações e utilidades da aplicação e organização dos dados financeiros da empresa para qual trabalham incluindo os recursos. Podemos então, citar a administração como um cálculo que visa maximizar o uso dos recursos das organizações, visando o alcance dos objetivos pretendidos. É a administração, através dos processos gerenciais, que faz uma organização funcionar.

Palavras chave: Resistir a crise no Brasil. Empreendedores. Processos gerenciais.


  1. INTRODUÇÃO

Nosso mundo é um mundo de organizações (ETZIONI, 1980). Nascemos, vivemos e morremos em organizações. Isso implica em dizer que, de uma forma ou de outra, praticamos e sofremos as ações gerenciais, uma vez que as organizações são as geradoras da administração. Mas o que faz a administração funcionar é o processo gerencial. Todavia, se isto é realmente verdade, surge a seguinte questão: se administração é um processo e um processo é um sequenciamento lógico, ou seja, processo é uma sequência de etapas para a realização de algo, quais são as etapas do processo de administrar? A literatura é praticamente unânime ao afirmar estas etapas: planejar, organizar, dirigir e controlar. (MEGGINSON, MOSLEY e PIETRI JUNIOR, 1998; DAFT, 1999; CHIAVENATO, 1994; LACOMBE e HEILBORN, 2003).

A administração é um processo feito em quatro etapas: planejamento, organização, direção e controle. Desta forma quem planeja, planeja algo, quem organiza, organiza algo e também quem dirige e controla, dirige e controla alguma coisa. Mas enfim, o que a administração planeja, organiza, dirige e controla? A resposta é simples e ao mesmo tempo complexa: todos os tipos de recursos. Sejam eles visíveis ou não, como é o caso da tecnologia, se são humanos, como é o exemplo da capacidade gerencial e operacional da empresa, ou financeira, como são os inúmeros tipos de questões relativas ao ativo e ao patrimônio da empresa.

 A atual situação econômica do nosso país está bastante prejudicada e o grande número de empresas que não resistem ao impacto financeiro causado só aumenta, apenas no estado de São Paulo, 4.451 indústrias de transformação fecharam as portas no ano de 2.015, 24% a mais do que em 2.014, quando 3.584 fabricantes deixaram de operar, segundo a Junta Comercial. Esta situação se estende não somente ás indústrias, mas em todo o ciclo empresarial do país, inclusive ao crescente número de desemprego, reflexo destes fechamentos.

“Logicamente, não é fácil implantar uma estrutura por processos, tão mais difícil a mudança de uma estrutura funcional para uma estrutura por processos. Uma organização que tenha interesse em trabalhar apenas por processos deve estar preparada para tolerar os conhecidos problemas com estruturas de matrizes, inclusive a difusão da responsabilidade, relações hierárquicas pouco claras e gasto excessivo de tempo na coordenação de atividades e reuniões (DAVENPORT, 1994).”

Vamos partir do princípio básico, o planejamento. Nada deve ser feito ou decidido sem que antecipadamente se tenha feito um planejamento, analisando riscos e situações tanto favoráveis quanto desfavoráveis. O planejamento é a base do processo gerencial, após isso existem outros procedimentos que precisam ser analisados e executados para que se dê início ou continuidade para qualquer atividade empresarial. No planejamento é onde se identificam todas as metas que se deve alcançar através das peças orçamentárias, assim o orçamento conclui o processo de planejamento empresarial, visando os princípios de economia e lucro.

As empresas estão buscando se atualizar e utilizar as ferramentas de apoio para o bom andamento do processo, porém ainda existe resistência por parte de algumas organizações, o que acaba prejudicando-as como o que ocorre atualmente devido a falta de planejamento a crise acabou atingindo-as de uma forma irreparável. A partir desta breve análise, este artigo tem por finalidade retratar os aspectos principais relacionados aos processos gerenciais nas organizações, analisando em partes a raiz que favoreceu o surgimento e importância na atual e turbulenta situação econômica do país em seu contexto empresarial, contudo, sem pretender esgotar o assunto.

  1. O PENSAMENTO SISTÊMICO

Esta ferramenta de Gestão Empresarial, chamada de pensamento ou visão sistêmica, tem como dever integrar todos os departamentos da organização, busca a interação dos diversos setores existentes fazendo com que a atividade de objetivo final ou a missão da empresa sejam atingidas com boa estratégia de tempo e custo.

Os diferentes setores devem trabalhar de forma harmônica, as organizações precisam fazer com que seus setores trabalhem de forma integrada, que seus profissionais sejam capacitados e desempenhem um resultado eficaz por isso é importante o processo de trabalho. Mas isso não se torna uma exceção para microempresas ou até mesmo empreendedores individuais, os resultados proporcionados pelos processos gerenciais são sempre para o bom andamento da empresa, auxiliando o gestor na tomada de decisões, apontando possíveis problemas e prevenindo que a empresa perca o controle das situações internas e externas que possam afetar seu negócio. O gestor precisa ter consciência disso para que os resultados sejam eficazes, para isso acontecer deve-se criar um canal de comunicação, entre estes canais estão as reuniões periódicas de trabalho, para avaliações de desempenho e apresentações de resultados.

A ideia de processo é bastante presente nos textos e discussões sobre a Administração de Empresas nos últimos anos. Esta ideia, entretanto, não é uma novidade e tem suas raízes na tradição da “Escola Clássica da Administração”. Partindo do ponto de vista didático, costuma-se dividir a Escola Clássica da Administração em dois pilares: a “Administração Científica” abordada e defendida por Frederick Taylor, e “Teoria Clássica da Administração” comandada por Henry Fayol. A ênfase da Administração Científica era aplicada na tarefa que cada operário realizava, ou seja, foco operacional. Já na Teoria Clássica da Administração, a ênfase se aplicava na estrutura da organização, desta forma, foco estrutural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (263.1 Kb)   docx (266.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com