TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise Hidríca no Brasil

Por:   •  19/5/2015  •  Dissertação  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Paulista

CRISE HÍDRICA NO BRASIL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

São Paulo

2015

Crise hídrica no Brasil relacionando á Educação Ambiental

Esse texto esta relacionado com a matéria de Educação Ambiental, pois a crise da água chegou para mudar a vida e as atitudes de todos os brasileiros, definitivamente a curto, médio e longo prazo. O Brasil inteiro foi afetado não importa se em alguns lugares o nível dos reservatórios ainda é razoável. Isso se de deve as mudanças climáticas, a contaminação das fontes, o desmatamento, o mau gerenciamento e falta de planejamento dos recursos hídricos e o crescimento demográfico (crescimento desordenado das cidades). Agora mesmo que tardio espera-se de toda população a colaboração para reduzir o desperdício, é uma das maneiras mais fáceis de colocar em prática uma ação responsável pensando no presente e principalmente no futuro.

Há cerca de duas décadas, os ambientalistas têm alertado para o fato de a água doce ser um recurso escasso em nosso planeta. Neste começo de 2015, o Sudeste do Brasil tem uma clara percepção dessa realidade, em função da seca que o devasta. Outras regiões ou Estados do Brasil, como o Nordeste, já vivenciam o problema há muito tempo, e até o Amazonas e o Pantanal têm sofrido, com a estiagem. Além da questão climática, os especialistas apontam outros culpados para o problema da falta de água: o governo e os cidadãos de um modo geral. Por isso, a seca atual leva a todos aprender começar tratar com mais cuidado a água de que dispomos e nossos recursos hídricos.

Soluções urgentes precisam ser postas em prática, o governo e a sociedade necessitam cooperar para amenizar esse grave problema, é dever de todos combaterem o desperdício, evitar pratica corriqueiras do cotidiano como banhos demorados, com investimentos em técnicas mais eficientes de irrigação e o desenvolvimento de sistemas sanitários mais modernos, como descargas mais econômicas. Aproveitamento da água da chuva, que pode ser captada e armazenada para ser usada em fins domésticos e industriais. Utilizando para regar jardins, lavar calçadas e carros, limpar a casa, usar na irrigação, na pecuária, no controle de temperatura de ambientes e até para beber. O Reuso da água que de inicio pode parecer nojenta à primeira vista, é uma das soluções mais sustentáveis para resolver a falta de água no mundo. De certa forma, ela reproduz a ideia do próprio ciclo da água na Terra, despoluição de rios. E ainda uma politica pública mais competente, planejamento do saneamento urbano, regularização de conexões clandestinas com a rede de esgoto e indústrias que despejam resíduos indevidos.

Portanto implantar rapidamente novas maneiras, mais eficientes, de utilizar os recursos hídricos será o grande teste para o poder público e a sociedade: todos precisarão trabalhar juntos, de maneira coordenada, caso contrário o prejuízo ainda será maior para todos.

O programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com