TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise politica no Brasil

Por:   •  12/11/2016  •  Dissertação  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

A crise politica no Brasil com certeza afeta as empresas e organizações do país. A crise politica está ligada a economia do país, sendo assim se um governo não consegue governar e prejudica a economia do país, todas as empresas serão afetadas automaticamente, como acontece atualmente.

Para consertar problemas ou manter o lucro os governantes muitas vezes aumentam impostos e taxas, o que afeta diretamente uma empresa de vendas, por exemplo, que passará a ter que cobrar mais caro nos produtos para poder manter seu lucro. Um ato desses pode afetar diretamente a taxa de consumo dos clientes dessa empresa o que pode resultar em prejuízos que a levem demitir funcionários e cessarem a contratação de novos.

E em muitos casos essas empresas podem acabar diminuindo a qualidade de seus produtos para conseguir manter o preço igual, o que também acaba reduzindo a taxa de consumo dos clientes.

Outro fato é o medo de uma empresa investir seu dinheiro. Um dos exemplos é a Petrobrás, que antes era vista como uma empresa economicamente interessante para vários investidores nacionais e internacionais e que sustentava grande parte da economia do país, mas após o escândalo da Lava Jato, que ocorreu por conta do governo atual, acabou se tornando uma péssima opção de investimento, e isso fez uma grande parte da economia brasileira cair.

 Para muitas empresas acaba se tornando uma alternativa o investimento fora do país. Porém, isso pode afetar ainda mais a economia nacional, pois ao investir fora do país, o dinheiro está sendo “exportado”. O sentimento que fica é o de espera e receio, ninguém consegue saber a hora certa de aplicar um investimento ou de contratar novos funcionários.

Um dos lados positivos da crise economia/politica no país quanto as empresas é o “filtro econômico” que é aplicado. Em uma crise como essas onde várias empresas fecham as portas, apenas as mais fortes em economia e em potencial de crescimento continuam de pé, e são essas empresas que irão futuramente ajudar a resolver grande parte da crise.

Em meio a tudo isso existe o funcionário, que sofre ainda mais que o empresário. Muitos funcionários com boa qualidade de ensino superior e ótima capacidade acabam tendo seus empregos perdidos, e não conseguindo um novo, tendo que se conformar com um emprego de função e salário inferior para poder ter mesmo que uma pequena fonte de sustento.

Com isso podemos ver até onde uma crise politica afeta na economia das empresas e consequentemente do país todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (294.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com