TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A empresa

Resenha: A empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Resenha  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  252 Visualizações

Empresa é uma atividade econômica organizada , reunindo recursos produtivos (terra, trabalho, capital máquinas, equipamentos, etc), visa lucro.

Empresário é aquele que exerce uma atividade profissionalmente.

Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. (Art. 966)

Caracterizam o empresário: Para melhor captação do conceito empresário, apresentamos a Exposição de Motivos do novo Código Civil que traz traços do empresário definidos em três condições:

Exercício de atividade econômica e, por isso, destinada à criação de riqueza, pela produção de bens ou de serviços ou pela circulação de bens ou serviços produzidos; Atividade organizada, através da coordenação dos fatores da produção - trabalho, natureza e capital - em medida e proporções variáveis, conforme a natureza e objeto da empresa; Exercício praticado de modo habitual e sistemático, ou seja, PROFISSIONALMENTE, o que implica dizer em nome próprio e com ânimo de lucro.

Empresario (pessoa natural) é o exercente das atividades da empresa. O empresário assume a responsabilidade moral e econômica sobre a empresa, e tem por iniciativa gerar e dirigir os negócios, controlando indicadores e resultados.

Empresa (pessoa jurídica) é uma ação que o empresário exerce. Destina-se à produção ou comercialização de bens e serviços tendo em vista a obtenção de lucro.

Objetiva - B

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com