TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Economia no cotidiano- uma revisão sobre as principais noções e conceitos econômicos

Por:   •  17/5/2015  •  Resenha  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 5

Síntese : A importância da Economia no cotidiano- uma revisão sobre as principais noções e conceitos econômicos.

Referências básicas – a economia como auxiliar na construção de referências para tomada de decisões econômicas; estabelecer uma interface com as situações cotidianas que envolvem escolhas individuais bem como consequências.

Característica funcional e estrutural da história humana – fundamental: é a escassez, as necessidades ilimitadas e os recursos para atendê-los mais escassos

Diferente conceito econômico: sistema econômico e modo de produção; práticas e produção de bens e serviços; distribuição e consumo.

Economia: ciência social das trocas, a capacidade de transformar uma coisa em outra, estuda a “alocação dos recursos finitos” e fazer escolhas entre eles. As decisões econômicas fazem parte das relações humanas, envolve relações humanas e influencia direta e indiretamente a vida das pessoas, o que torna fundamental sua ética. Estuda problemas sociais da escolha do ponto de vista científico, faz parte de uma exploração sistemática do problema da escolha.

Recursos limitados versus necessidades ilimitadas : necessidades e desejos – ilimitados; recursos- utilizados para satisfazer essas necessidades bem como os desejos- são escassos.

Distribuir esses rec. Escassos entre fins alternativos: Três questões fundamentais diante das escolhas: O que produzir; Para quem, e Quanto produzir? “ pensar no aspecto de produção e na distribuição dos rec. econômicos. Distribuição : é a resposta concreta ao problema da escassez. Diferente concentração de produção , limitado acesso qdo as necessidades básicas deixam de ser supridas.

Característica do processo econômico: a busca da satisfação de necessidade é ao maior motor das ações humanas. Proporciona o surgimento de estruturas e função; amplia o conceito de Economia. Os agentes econômicos estabelecem esquema de trocas, incentivos, informações e distribuição.

Trade-offs : consequência de escassez. Caracterizam-se pelas escolhas dos agentes. Se refere a um conflito. “Perder algo, para ganhar em troca outra coisas”. Tomar decisão: abrir mão de uma situação em favor de outra que gerará maior benefício. Sacrifício de um valor como contrapartida da obtenção de algum outro valor.

Escolhas: não são fixas, limitadas pela escassez. O que você Ganha é benefício e o que perde é o custo. Princípio do custo e benefício: uma ação somente deve ser efetuada se o benefício da mesma superar o custo adicional de realizá-la.

Incentivos: benefícios que motivam as tomadas de decisões dos agentes economicos- base para as escolhas – a partir de análise dos prós e dos contra das diversas

Incentivo não seria o dinheiro e sim em essência os “motivadores” da ação humana, encorajando os indivíduos a decidir-se diante de diferentes situações. Incentivos são atributos para as “trocas” inerentes à presença de mercado.

Economia de Mercado: milhões de produtos e incontáveis processos de produção Mercados: permitem aos consumidores e empresas fazerem escolhas que refletem a escassez e conduzem ao uso eficiente dos recursos.

Dinâmica do sistema produtivo: cada pessoa passa à destinar a maior parte de sua produção não ao seu consumo próprio, mas às trocas com terceiros que tenham mercadorias do seu interesse.

Informação: auxilia na compreensão das escolhas alternativas e, a partir dela, os mercados são afetados para pesar custo e benefícios. Tem papel na determinação de forma dos mercados e tb. Na garantia do uso eficiente dos recursos escassos.

Distribuição: dos bens são discutíveis e ineficientes ( incompatibilidades entre o que se produz e o que se distribui ).

Economia de Mercado: determina para quem serão produzidos os bens- eficiência alocativa.

Condicionantes de produção e distribuição dos recursos: Tres mercados:

1- Mercado de produtos – as empresas vendem os bens que produzem;

2- Mercado de Trabalho: onde as famílias e as empresas vompram serviço de mão de obra;

3- Mercado de Capitais: fundos que são tomados como empréstimo e também emprestados.

Relação entre produção e distribuição entre os fundos emprestados- tempo - o que se pagou ( custo ) e o que se recebeu ( benefício ) na transação dimensão temporal.

Os limites impostos às escolhas intertemporais: dilemas econômicos – bens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com