TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de implantação e certificação do SGA

Pesquisas Acadêmicas: A importância de implantação e certificação do SGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

Gilmar Gomes Machado RA-433258

Rafael Ferreira de Sousa RA-423926

Francisco Ferreira de Sousa RA-430187

Mauro José Pereira Santos Junior RA-43425

Daniel Costa Nalesso RA- 443631

Prointer

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina do Curso de Tecnologia em Gestão Publica da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo 24083, sob a orientação do Professor-Tutor a Distância Maristela Imolese Meireles.

Uberlândia, 16 de Junho de 2013

Resumo

Ao longo dos anos a preocupação com a conservação e preservação do meio ambiente passou a ganhar espaço no contexto organizacional e na sociedade de uma forma geral. Embora tal enfaze não seja nova, uma vez que se fez presente desde a decada de 1970 quando países industrializados passaram a elaborar e a implementar legislação direcionadas a s questões ambientais, a questao ambiental só se destacou nos anos 90. Entretanto,o caminho entre a preocupção com o meio ambiente e a realização na pratica das açoes pautadas teoricamente que realmente estabeleçam a sua preservação se faz ao longo e arduo. Este trabalho tem como foco principal abordar a importância da getão ambiental nas empresas, considerando como a atualidade tem se comportado em uma sociedade que vem exigindo cada vez mais responsabilidade social por parte das organizações. A presente pesquisa teve como objetivos o planejamento de uma politica ambiental e determinações de ações nas demais areas funcionais dentro da organização.

Introdução

A preocupação com o meio ambiente têm se tornado frequente entre as empresas do mundo inteiro. A crescente melhoria da Legislação Ambiental torna-se o processo mais rigido e a exigencia dos consumidores torna o mercado mais competitivo.

A implantação e certificação do SGA permitem a estas empresas identificar seus aspectos e os impactos no meio ambiente, e definir mescanismo de controle e monitoramnto de suas atividades. Ocorre que durante muitos anos o homem tem agido de maneira improria com o meio ambiente, cultivando uma mentalidade que considera os recursos naturais como ilimitados, visando somente lucratividade e a lavagem economica. Assim algumas empresas relevantemente nao desprenderam sua atenção para a degradação que vem causando ao meio ambiente. Estudiosos consideram que a mudança climatica sera responsavel por cerca de 20% da diminuição da disponibilidade de agua. Outro fator que contribui para a redução dos recursos de agua doce é a poluição são toneladas de residuos despejados diariamente no meio ambiente, incluindo componentes industriais, quimicos, dejestos humanose risiduos agricolas.

Buscando maior credibilidade, no sentido ambiental empresas tem procurado demonstrar comprometimentos, aderindo a serie ISO14000, que dispoes de diretrizes para a gestao ambiental. A serie ISO 14000, surgiu da Eco-92 para atender a uma demanda por normas internacionais, capazes de padronizar os procedimentos em nivel mundial.

Buscando maior credibilidade, neste sentido, as empresas tem procurado demonstrar compretimento, aderindo a ISO 14000, que dispoe de diretrizes para a gestao ambiental.

Com a ISO 14000 as organizações empresariais tem parametro para criar sua sistematica de gestao voltada aos aspectos ambietais. Uma das principais diretrizes aponta a alta direção de cada empresa para que estabeleça uma politica de compromisso com objetivos e metas ambientais da otimização de aproveitamento de materias, com redução de desperdicio, a redução de poluição gerada e a difusao de informações sobre preservação ambiental junto ao corpo funcional e comunidade local entre outras. Em resumo, as normas ISO 14000 tenta fazer aquilo que toda organização, principalmente as empresas de propriedade privada, deveriam fazer sem precisar de norma alguma que é trabalhar de forma organizada, ser responsavel com seus clientes, com a comunidade do entorno de suas atividades, obedecer as leis e se preocupar com o bem estar da sociedade na qual funciona e da qual abrem seus beneficios.

Neste contexto o reuso de agua apresenta-se como uma promissora solução, sugerindo a utilização de aguas de qualidade inferior para os usos que as tolerem. O reaproveitamento ou reuso da agua é o processo pelo qual a agua, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo fim.Neste trabalho sera apresentado um projeto de implementação de reuso de agua, na garagem de onibus da Empresa Viação Sorriso, estes sistemas funcionam de maneira integrada com oprocesso que gera o efluente visando à redução de desperdicio. Para tanto é necessario

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com