TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do gerenciamento efetivo de materiais

Artigo: A importância do gerenciamento efetivo de materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Artigo  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo dados da pesquisa Supply Chain Benchmarking Study 2007, divulgada pelo Centro de Estudo em Logística, empresas que otimizam a gestão de seus estoques conseguem diminuir entre 40% e 65% o tempo de seus ciclos financeiros. Resultado: a disponibilidade de capital chega 2 a 3 meses mais cedo em relação às outras empresas.

Em tempos de alta competitividade e redução das margens de lucros, a administração de materiais é o grande diferencial de pequenas, médias e grandes empresas. A lógica é simples: quanto mais rápido as empresas obtêm dinheiro de suas vendas e quanto menor for seu estoque imobilizado, mais rapidamente poderão reinvestir em matérias-primas, operações ou melhorias em suas plantas.

A eficiência do setor de estoque também prevê a eliminação dos excessos sem que isto comprometa a disponibilidade da matéria-prima para as empresas. É o que afirma o técnico de suprimentos sênior da ArcelorMittal, Luciano Vargas:

“A administração de materiais é considerado de extrema importância para os nossos negócios e a ausência de administração ali se relaciona diretamente com prejuízos financeiros, desacordos perante os nossos prazos e com a baixa qualidade do produto final”, alerta.

Desde a década de 80, a administração de materiais vem sendo gradativamente incorporada pelos gestores de micros a grandes empresas. “É importante observar que a administração de materiais tem ganhado cada vez mais o status de ‘estratégico’ em uma empresa. Não existe mais espaço para os modelos de gestão aplicados antigamente, onde o setor era visto como operacional e de valor secundário”, afirma o analista de Planejamento e Materiais da V&M do Brasil, Hedison Damasceno.

Para a especialista em Logística Aplicada e instrutora do Ietec, Hilda Brasil, é importante que empresas e profissionais busquem conhecimentos teóricos e práticos que os possibilitem desenvolver, de forma eficaz, a administração de materiais: “Hoje, contamos com metodologias e técnicas para a organização e otimização da área de estoque, tanto sob a ótica operacional quanto financeira”, afirma a instrutora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com