TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A inadimplência vêm apresentando atualmente

Por:   •  8/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

A inadimplência vêm apresentando atualmente, tornando se uma grande ameaça para as instituições financeiras autorizadas, inadimplência é a situação de qualquer quebra de cláusula de contrato, em transições comerciais e também situações de atraso de dívidas, aquele de deixou de pagar em dia suas contas.

Apesar de todos os mecanismo para a proteção ao crédito, a inadimplência tem crescido muito nesses últimos anos, em decorrência de inúmeros motivos, entre eles o desemprego as oscilações na taxa de juros, o índice de inflação que está em alta, a desvalorização salarial ocasionando um desequilíbrio do orçamento familiar, entre outros

“A inadimplência é o principal fator que justifica o spread bancário. Num momento de queda da renda e do emprego, a qualidade do crédito piora. Os bancos cobram de todos o que alguns clientes não pagam, o que resulta numa taxa média maior para todos”, explica Gallo. Em maio, a inadimplência, definida pelo BC como atrasos superiores a 90 dias no pagamento de parcelas, bateu o recorde de 5,8%, recuando levemente para 5,6% em junho.

Com a instabilidade na economia e no cenário político, o risco da inadimplência cresce e isso faz com que os bancos imediatamente aumentem a rigidez das suas condições para a concessão de crédito, as empresas sofrem bastante com os efeitos da crise econômica, principalmente aquelas que dependem de crédito abundante para a manutenção de seus negócios. A concessão de crédito ás pessoas interessadas em realizar seus “sonhos de consumo” ou para suprir suas necessidades básicas, vem se tornando cada vez mais difíceis á   medida que cresce a inadimplência em relação ao consumo.

Controlar a inadimplência atualmente tem sido uma tarefa difícil para qualquer organização, para a Ceo Optíca não seria diferente, sua cartela de clientes inadimplentes tem se elevado consideradamente nesses últimos anos, as pessoas tem deixado de honrar em dia seu compromisso perante a empresa. Para isso Edimilson, proprietário da ótica, precisa se preparar para essa nova realidade para não ser prejudicado nessa crise e se livrar de dos maus pagadores e deixar seu negócio saudável.

Edimilson, precisar traçar novas estratégias para, que a gestão da sua ótica seja eficiente; ter em mãos o relatórios com todos os clientes devedores, parcelas que estão a vencer; nessa nova estratégia as informações:

  • valores a serem recebidos e que estão em atraso ;quantos clientes estão inadimplentes ; valor de cada dívida e telefone, e-mail de contato.

São essas informações, essências para conter o alto nível de inadimplentes, colocados em um sistema de gestão os dados automaticamente dá um diagnóstico do cenário atual da ótica. Com isso será possível ver os valores a receber, e ter um controle financeiro da loja e evitar prejuízos.

Incentivar o pagamento adiantado oferecendo descontos no pagamentos realizados até 10 dias antes do serviço realizado. O cliente economiza um pequeno valor e a empresa ganha um adiantamento considerável, também ajuda a diminuir a inadimplência. Priorizar algumas formas de pagamento como ao recebimento de dinheiro, boleto bancário com sistema a conta, depósitos ou cartão de crédito deixando de lado o recebimentos de cheques sendo esse um dos fatores de inadimplência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com