TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A inflação de demanda

Por:   •  25/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

A inflação de demanda

Existem três fatores que normalmente são responsáveis pela inflação da demanda. São eles:

  • Aumento da Renda Disponível
  • Expansão do Credito ao consumidor
  • Diminuição das taxas de juros

Analisaremos agora cada um desses fatores individualmente e como eles podem causar a deflagração do aumento da demanda.

Aumento da Renda Disponível

O aumento da renda disponível da população pode ocorrer por fatores como reajustes salarias, efeito-riqueza e redução de tributos. Com uma renda maior disponível, o poder aquisitivo da população aumenta; assim a demanda por produtos consequentemente também aumentam, podendo ocasionar em um desequilíbrio entre a oferta e a demanda. Muitos mais produtos seriam demandados superando a oferta dos mesmos, isso levaria a uma inflação e aumento dos preços desses produtos ofertados, devido a oferta não suprir a demanda. Esse aumento do valor dos produtos reduziria o poder de compra da população levando ao um equilíbrio da economia.

Expansão do Credito ao consumidor

A expansão do crédito, permite que mesmo pessoas com uma limitação de renda, tenha seu poder aquisitivo aumentado. Quando o crédito é maior, abundante, há uma tendência no aumento do consumo de bens e produtos.  E como já observado o aumento do consumo, ou seja , da demanda de produtos exige um aumento na oferta, caso esse aumento da demanda seja desproporcional ao da oferta é deflagrada uma inflação de demanda.

Diminuição das taxas de juros

Taxas de juros altas limitam o poder de compra do consumidor, e logicamente uma tava de justos mais baixas aumentam e incentivam o consumidor a demandar, ou seja,  a adquirir mais produtos. Taxa de juros menores incentivam a população  que não dispõe de recursos para adquirir produtos a vista, a o fazerem a prazo. Mais uma vez se aumentada a demanda por produtos e bens, e se essa taxa de juros não for controlada, poderá ocasionar em inflação dos produtos, ou seja uma situação de inflação de demanda.

Analisamos os três principais motivos para a deflagração de uma inflação de demanda. O governo tem um papel importante de monitorar a inflação e a manter controlada, dentro de níveis aceitáveis, para isso eles dispões de instrumentos de politica macroeconômicas. Esses instrumentos permitem que eles atuem e interfiram na economia.

Para controlar a inflação da demanda o governo dispõe de mecanismos como a Politica fiscal e politica monetária, com as quais eles podem controlar a taxa de juros, politica de crédito e elevação de tributos.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

AUMENTOS DE POPULAÇÃO E DE RENDA CAUSAM DESEQUILÍBRIO ENTRE DEMANDA E OFERTA, encontrado em http://www.fiesp.com.br/notícias/aumentos-de-populacao-e-de-renda-causam-desequilibrio-entre-demanda-e-oferta/ acessado as 22:00 H no dia 24 de Maio de 2015.

A INFLAÇÃO E SUAS EXPLICAÇÕES, acessado em http://www2.unijui.edu.br/~castoldi/admin/Texto_8.pdf as 22:00 H no dia 24 de Maio de 2017.


TIPOS DE INFLAÇÃO, encontrado em http://alunosonline.uol.com.br/matematica/tipos-inflacao.html acessado as 22:00 H no dia 24 de Maio de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (131.2 Kb)   docx (367.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com