TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principe

Pesquisas Acadêmicas: Principe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  1.804 Visualizações

Página 1 de 3

1) “Um príncipe, para ter “virtu”, precisa mostrar-se apto à flexibilidade conforme as circunstâncias, do contrário fracassará”. Nesse aspecto, quando ele deve seguir o que é certo e o que é errado? Cite exemplos contemporâneos.

R= Ao analisar a capacidade de manipulação de Maquiavel, vimos que ele tem uma visão de governante prudente, porém corajoso, o qual vislumbra um bem maior para o Estado.

Ele deve agir conforme a situação em que ele se encontra, dando assim a entender que as coisas estão transcorrendo dentro da normalidade.

Podemos notar neste texto dois aspectos que possam dar garantias à estabilidade e segurança de um governo, que são leis eficazes e boas armas.

Um exemplo bem claro que temos é o Governo: ele está “maquiando” a inflação de forma que o povo veja e pense que a mesma está controlada. No entanto, sabemos que não está sendo assim.

2) O que Maquiavel pensava a respeito dos mercenários? O grupo concorda com ele? Por quê? Como podemos aplicar esta visão no mundo empresarial de hoje?

R= Maquiavel pensava que os mercenários são prejudiciais e perigosos, pois são soldados desunidos, ambiciosos, sem disciplina e infiéis, ousados entre amigos, covardes perante os inimigos; não temem a Deus nem são leais aos homens. E só esperam até o momento do ataque inimigo. (MAQUIAVEL)

Concorda. Porque só estão dispostos a servir como soldados em momento de paz, iniciada a guerra eles vão embora, e o único motivo que os faz lutar é o salário modesto que não é suficiente para fazê-los morrer pelo soberano. Os mesmo não entram em uma guerra porque gostam, mas sim com um interesse que lhes são peculiares, o dinheiro.

3) “Quem quiser praticar sempre a bondade em tudo o que faz está fadado a sofrer, entre tantos que não são bons”. (cap. XV,item 1). Faça a análise sobre esta colocação e indique exemplos da convivência social e profissional.

R= O indivíduo que tende a agradar a todos está fadado ao fracasso, tanto na sua vida profissional quanto na social. Tendo em vista que, nos deparar com diversas situações que com certeza irá desagradar a alguns. Para se ter uma boa liderança ele tem que ser coerente, saber que vive num mundo coorporativo, e que não cabe o menor deslize, pois o bom chefe é aquele que não passa a “mão na cabeça” de seu subordinado quando ele erra, e sim, aquele que o repreende, pois dessa forma se poderá ter certeza que ele fará com que o erro não se repita novamente.

4) Depois de ler o cap. XVII, faça comentários e dê exemplos atuais sobre a famosa pergunta: “Como Gestor, você preferiria ser amado ou temido?”.

R= Temido. Tendo essa imagem de temido a pessoa consegue adquirir “respeito” perante os seus subordinados, com isso, eles irão se dedicar nas suas tarefas ao ponto de conseguir obter eficiência no resultado do trabalho, e consequentemente, trazendo benefícios à todos.

Talvez seja por essas premissas, enraizadas até hoje em nossa sociedade, que faz com que o ser humano sinta a necessidade de acreditar e obedecer - sem contestar - a uma figura considerada superior à ela num ambiente corporativo.

Exemplo: A questão de ser amado é que, se tem um reconhecimento da pessoa, e que quando a uma divergência entre elas, esse vínculo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com