TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE VALORIZAÇÃO

Tese: ANÁLISE DE VALORIZAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Tese  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE DE CUSTOS

RESUMO

Para que uma empresa sobreviva no competitivo mercado atual é necessário que ela esteja atenta à gestão de seus custos. A globalização e a alta competitividade fazem com que as empresas estejam numa constante busca por estratégias diferenciadas para alavancar seus negócios. Além de agregar valor a seus produtos ou serviços para aumentar ou manter uma margem satisfatória de lucro, o maior desafio dessas empresas é reduzir custos.

Palavras-chave: Custo; Empresa; Despesas.

1 INTRODUÇÃO

Dependendo do contexto em que a palavra custos é utilizada, podemos chegar a diferentes entendimentos. Quando dizemos que uma pessoa comprou uma camisa por R$200,00 e que esse é o seu custo, não teremos muitas dúvidas, entenderemos claramente esse exemplo. No entanto, se pretendemos conhecer quais foram os custos de fabricação dessa camisa, podemos ter diferentes entendimentos.

O fabricante da camisa pode entender de forma diferente os custos da camisa vendida: custos contábeis, custos de oportunidade, custos financeiros, custos por absorção e outros tantos.

O preço pago na camisa dever ser suficiente para cobrir todos os custos inerentes á produção, todas as despesas da organização bem como gerar um lucro para a mesma e consequentemente para seus sócios.

As organizações somente se perpetuam se seus preços forem superiores a seus custos; o consumidor somente adquire esses produtos quando percebe um valor agregado superior ao seu preço.

A Analise de custo é uma ferramenta estratégica no processo decisorial, sendo indispensável na execução de diversas tarefas gerenciais, tais como formação de preços, otimização da produção , valorização de estoques etc.

Hoje em dia, a qualidade da informação disponível é essencial para a qualidade da tomada de decisão. Um sistema de informação eficiente é imprescindível para o sucesso gerencial.

2 CUSTOS

É o gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de bens e serviços, ou seja, é gasto efetuado na ára fabril (Produção) da organização. Como exemplo de custo podemos citar a matéria-prima utilizada no processo produtivo, a mão-de-obra utilizada na área fabril, a energia elétrica consumida na área fabril e todos os outros gastos efetuados na área fabril.

O custo é também um gasto, mas só reconhecido como custo no momento de sua utilização. Por exemplo: a matéria-prima foi classificada como gasto em sua aquisição, e, imediatamente, tornou-se um investimento por sua ativação no estoque da organização, pois, enquanto estava estocadas nenhum custo foi associado a ela.

Quando de sua utilização no processo produtivo de um bem, passa a ser considerada um custo, como parte do bem elaborado, voltando a ser um investimento, já que é ativada novamente nos estoques como produto, até a as venda.

Nesse conceito os gastos relativos à depreciação de máquinas e equipamentos utilizados na produção de outros bens e serviços são considerados como custos.

3 DESPESAS

É o gasto da empresa não relacionado com a produção de bens e serviços, ou seja, despendido em outras áreas da organização ou administrativa.

Dentre esses gastos, podemos citar os honorários da diretoria, o pagamento de salários encargos sociais, energia elétrica, gás, água e outras contas das diversas áreas da organização, excetuando-se a área fabril (produção). A despesa é o sacrifício na obtenção de receitas e não na produção de bens e serviços.

3.1 DIFERENÇA ENTRE CUSTOS E DESPESAS

Podemos dizer que os custos vão para as prateleiras, pois estes vão se agregar aos estoques da organização, e são utilizados (consumidos) pelos produtos durante a fase de fabricação dos mesmo. Já as despesas estão associados as operações normais da organização, ou seja, não são diretamente utilizadas na elaboração dos produtos e serviços prestados.

Os custos são ativados(estocados), somente fazendo parte do lucro ou prejuízo quando de sua venda, sendo incorporado, nesse momento, á demonstração de resultado e confrontado com as receitas..

As despesas estão associados a gastos administrativos, comerciais e com incidência de juro (financeiras). Não estão associados à área (produção) da organização, integrando a demonstração do resultado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com