TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO DESEMPENHO ECONÔMICO DA EMPRESA B2W: ESTUDO DE CASO

Por:   •  12/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.419 Palavras (26 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 26

INSTITUTO BRASILEIRO DE MERCADO DE CAPITAIS

MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS

IBMEC

SUZANA TEIXEIRA BRAGA

ANÁLISE DO DESEMPENHO ECONÔMICO DA EMPRESA B2W:

ESTUDO DE CASO

BRASÍLIA

2014

SUZANA TEIXEIRA BRAGA

ANÁLISE DO DESEMPENHO ECONÔMICO DA EMPRESA B2W:

ESTUDO DE CASO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de MBA Executivo em Finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC, como requisito à obtenção de conclusão do Curso.

Orientador: Prof. Vladimir Leite Gonçalves.

BRASÍLIA

2014

RESUMO

Avaliação da empresa brasileira B2W, que é uma empresa cotada em bolsa de valores, com a determinação do preço justo de suas ações e a comparação deste com a cotação de mercado na data da análise (ano de elaboração do trabalho - 2014) é o tema deste Trabalho de Conclusão de Curso. A B2W é uma companhia que opera por meio de uma plataforma digital, com negócios que apresentam forte sinergia e um modelo único de negócios, multicanal, multimarca e multinegócios. Com base em análises nos demonstrativos financeiros da empresa e em comparações com outras empresas que exercem o mesmo papel no mercado financeiro chegou-se à estimativa de um preço-alvo de R$ 32,10 para dezembro/2015. A recomendação é de Market Perform. Acredita-se na capacidade de execução da companhia e que a maturação dos investimentos que seguem sendo feitos trará importantes retornos em crescimento e rentabilidade, porém o preço atual da companhia já assimilou estes fatores. A análise foi baseada no método do fluxo de caixa descontado em valores nominais.

ABSTRACT

Brazilian Company Rating B2W, which is listed on the stock exchange, to determine the fair price of their actions and to compare this with the market price at the time of analysis (year of work preparation - 2014) is the subject this of course work completion. B2W is a company that operates through a digital platform, with businesses that have strong synergy and a unique business model, multi-channel, multi-brand and multi-business. Based on analyzes in the financial statements of the company and on comparisons with other companies carrying the same role in the financial market has come to the estimate of a target price of R $ 32.10 for December / 2015. The recommendation is to Market Perform. It is believed the company's ability to execute and the maturation of investments that continue to be made will bring significant returns on growth and profitability, but the current price of the company has incorporated these factors. The analysis was based on the method of discounted cash flow in nominal values.

SUMÁRIO

  1. Introdução            -------------------------------------------------------------------   06
  1. Objetivo         -------------------------------------------------------------------   08
  2. Organização do Estudo    -----------------------------------------------------   08

  1. Apresentação da Empresa      -----------------------------------------------------   10
  1. Análise dos Demonstrativos Financeiros    -------------------------------------   12
  1. Análise do Ambiente de Negócios e Detalhamento do Modelo  ------------   15
  1. O Consumidor Eletrônico    --------------------------------------------------   16
  2. Estratégias Mercadológicas no Varejo Eletrônico    ----------------------   17
  1. Análise dos Resultados Obtidos      ----------------------------------------------   22
  1. Considerações Finais     -----------------------------------------------------------   25
  1. Referências    -----------------------------------------------------------------------   27

     Anexos

1. INTRODUÇÂO

A B2W foi fundada em setembro de 1999 e faturou seu primeiro pedido em novembro desse mesmo ano, e é propriedade conjunta das Lojas Americanas, dos funcionários da Americanas.com e das empresas do mercado financeiro JP MorganPartners, Flatiron Partners,  Next International, Global Bridge Ventures(Vectis Group) e AIG Capital Partners. Apesar do nome forçar uma associação direta à conhecida rede de lojas físicas espalhadas pelo Brasil, a Americanas.com é uma empresa totalmente separada. Mesmo assim, mantém alguns vínculos com as Lojas Americanas, pois o nome ajudou a alavancar os negócios por ser um nome já consolidado no mercado e por já haver uma certa confiança depositada nele pelo público.

A B2W é uma companhia que opera por meio de uma plataforma digital, com negócios que apresentam forte sinergia e um modelo único de negócios, multicanal, multimarca e multinegócios. 

A sede da empresa localiza-se no Rio de Janeiro, onde trabalham cerca de duzentas pessoas. É nesse escritório que ocorre todo o desenvolvimento e administração do sítio, desde o desenvolvimento das aplicações e a arte que aparece nas páginas até o controle de logística e recursos humanos. A empresa também possui um centro de distribuição para onde são encaminhados todos os pedidos à serem entregues. Lá ficam armazenados todos os produtos em estoque da empresa. Os servidores que fazem a maior parte do processamento das compras, como os servidores web, servidores de aplicações e bancos de dados, ficam ainda em outro lugar. A manutenção dessas máquinas e do ambiente onde ficam é terceirizada, sendo que as duas empresas são interligadas por um link de alta velocidade.

Em 2000, a Americanas.com estava avaliada em doze milhões de dólares. O GP Investimentos aplicou sete milhões de dólares para a criação da empresa e já na primeira rodada de investimentos vendeu 30% das ações por quarenta milhões de dólares. Um ano após a primeira venda, o sítio recebia quarenta mil visitas por dia, das quais 3% efetivavam compras. Processava 1 200 pedidos por dia no Centro de Distribuição, onde o valor médio das compras girava em torno de 100 a 120 reais, e ainda 20% dos clientes que faziam a primeira compra retornavam ao sítio para comprar. Em 2001 a empresa já contava com cerca duzentos mil clientes ativos, sendo que a porcentagem de clientes fiéis, aqueles que realizam no mínimo duas compras num período de seis meses, já representava mais de 50% do total de compradores. No primeiro semestre deste ano, a empresa teve um faturamento cinco vezes maior que o do mesmo período do ano anterior, onde a loja virtual vendeu 23,1 milhões de reais, com lucros de quatro milhões de reais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)   pdf (841.9 Kb)   docx (338.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com