TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARGANIZATION BEHAVIOR

Seminário: ARGANIZATION BEHAVIOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Seminário  •  4.269 Palavras (18 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 18

ATPS 1

COMPORTAMENTO_ORGANIZACIONAL_-_NR_(A2EAD393)

Esses relatórios parciais serão utilizados na confecção do relatório final desta ATPS/Atividades Práticas que contabilizará 4,0 (quatro) pontos cada. As Atividades Práticas Supervisionadas são propostas na forma de um desafio a ser solucionado pelo aluno ao longo do bimestre letivo por meio de etapas previamente planejadas e correspondentes aos temas de aula previstos no Plano de Ensino e Aprendizagem.

Para estruturar os textos, utilizar os itens a seguir:

a) Introdução (1 página).

b) Desenvolvimento (até 3 páginas).

c) Considerações finais (1 página).

d) Referências bibliográficas.

Padrão ABNT:

1. Em páginas com formato A4;

2. Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

3. Fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

4. Espaçamento de 1,5 entre linhas;

5. Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10

6. Um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

7. Com capa, contendo:

8. Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

9. Nome e RA de cada participante;

10. Título da atividade;

11. Nome do professor de Ensino a Distância (EAD) da disciplina;

12. Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

Texto 01

Organizar as informações dos textos 1 e 2, em arquivo único de formato .doc, para compor o Capítulo 1 do desenvolvimento do relatório:

Elaborar uma definição de CO. Comportamento Organizacional + Construir um quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de CO e indicar a fonte de pesquisa.

Leitura Sugerida:

SAMPAIO, Karla. Comportamento Organizacional: Princípios. Disponível em:

<http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/comportamentoorganizacionalprincipios/

13911/>. Acesso em: 19 set. 2012.

Livros disponíveis na biblioteca do Polo de Apoio Presencial: escolher dois autores

O comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro de uma organização, e depois utiliza esse conhecimento para ajudar as empresas a trabalharem com mais eficácia. Mas especificamente, o estudo do comportamento organizacional enfoca como melhorar a produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e aumentar a cidadania organizacional e a satisfação com o trabalho.

Todos nós fazemos generalização sobre o comportamento das pessoas. Algumas dessas generalizações podem fornecer um entendimento válido sobre o comportamento humano, mais muitas estão equivocadas. O campo do comportamento organizacional utiliza o estudo sistemático para melhorar as previsões sobre comportamento que seriam feitas de maneira intuitiva. Mas, como as pessoas diferem umas das outras, precisamos analisar o comportamento organizacional dentro de um cenário contingencial, utilizando variáveis situacionais como moderadoras dos relacionamentos de causa e efeito.

O estudo do comportamento organizacional oferece desafios e oportunidades para os executivos. Ele mostra as diferenças e os ajuda a perceber o valor da diversidade da mão-de-obra e das práticas que precisam ser modificadas quando se opera em diferentes países. Ele pode melhorar a qualidade e a produtividade dos funcionários, mostrando aos executivos como dar autonomia ao seu pessoal e como elaborar e implementar programas de mudança. Oferece entendimentos específicos para aperfeiçoar as habilidades humanas do executivo. Em tempo de mudanças rápidas e constantes – como o enfrentado hoje pela maioria dos executivos -, o estudo do comportamento organizacional pode ajudar esses executivos a lidar com uma mudança de temporariedade e aprender formas de estimular a inovação. Finalmente, o entendimento do comportamento organizacional oferece a eles uma organização para criação de um ambiente de trabalho eticamente saudável.

QUADRO DE COMPARAÇÃO ENTRE 2 AUTORES SOBRE C.O.

Livro: CO/IMPACTO DAS EMOÇÕES, Autor: Eduardo Soto

O comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediantes observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.

Livro: CO/LIVRO TEXTO, Autor: Stephen P. Robbins

O comportamento organizacional é um campo de estudo. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com corpo comum de conhecimentos. E estuda três determinantes do comportamento nas organizações: Indivíduos, grupos e estruturas. O comportamento organizacional aplica os conhecimentos obtidos sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente e de como esse comportamento afeta desempenho dessas empresas.

Texto 02

Organizar, em arquivo único de formato .doc: para compor o Capítulo 2 do desenvolvimento do relatório:

Elaborar uma pesquisa sobre o conceito de Inovação e aplicá-la a vinte pessoas em diferentes faixas etárias (podem ser indivíduos que façam parte do quadro de colaboradores da organização de um dos membros da equipe). Relatar as respostas no desenvolvimento do relatório.

Descrever o efeito da inovação para as organizações, a partir do resultado apresentado na pesquisa ( esta descrição iniciará o texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com