TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARQUITETURA ORGANIZACIONAL

Tese: ARQUITETURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  Tese  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

ARQUITETURA ORGANIZACIONAL

INTRODUÇÃO

• O presente estudo justifica-se devido à importância de se conhecer as ferramentas de gestão organizacional que existem para auxiliar as empresas e seus gestores, pois atualmente o mercado competitivo exige adequação e novas competências das organizações, para que estas possam se destacar e vencer no.

RESUMO

A arquitetura organizacional contitui-se em uma moderna ferramenta de gestão, que vêm sendo utilizada pelas empresas. Este artigo tem como objetivo identificar o conceito de arquitetura organizacional, bem como apresentar diferentes abordagens utilizadas por esta ferramenta, como os Sete Cs e o Sistema de Trabalho de Alto Desempenho (STAD), apresentar os novos desenhos organizacionais e as perspectivas para esta ferramenta de gestão.Arquitetura Organizacional consiste em uma visão muito abrangente do processo de construção ou reestruturação de uma organização, dos elementos dos sistemas sociais e de trabalho que formam uma empresa. Isto permite a criação de uma organização adequada ao meio em que concorrerá, harmônica, que visa o equilíbrio holístico entre os elementos materiais e não matérias, constituintes do projeto de criação, e com elevada plasticidade, rente as possibilidades mutantes do mercado concorrente.

A Arquitetura Organizacional pede emprestados, conceitos da arquitetura física, como forma de estruturar o processo de criação de organizações. Logo a definição de arquitetura em sua forma mais ampla se faz necessário.

A idéia de arquitetura incita a adequação entre organização e meio, propondo a harmonia entre os elementos constituintes do projeto, como pessoas, recursos materiais e informação, contribuindo com a necessidade de flexibilidade e plasticidade da organização no espaço, através da mudança de sua estrutura e desenho organizacionais.

A importância do equilíbrio

Logo, ao valer-se dos conceitos propostos pela Arquitetura Organizacional, na elaboração de empresas, podem-se, alcançar, organizações de alto desempenho. Para isto, segundo Nadler et al. (1994), duas perspectivas devem estar presentes: a primeira é o binômio arquitetura/estratégia, isto é, como a arquitetura adotada permitirá à organização realizar sua estratégia; e a segunda é o binômio arquitetura/cultura: ou seja, como a arquitetura harmonizar-se-á com os indivíduos que trabalham na organização.

As organizações devem ser vistas como sistemas que interagem entre si e com o ambiente externo. É imperativo o ajuste entre componentes organizacionais como pré-requisito de eficiência, enfatizando a congruência dos seguintes elementos: trabalho, pessoas, organização formal (procedimentos e regras formais) e organização informal (estruturas e procedimentos que surgem enquanto a organização opera). para a criação ou reestruturação de organizações, com objetivo de alcançar empresas de alta performance, é necessário que haja um equilíbrio entre os Sete Cs: clima bom; criação conjunta; comprometimento; confiança; comunicação; celebração e correção do curso; e conexão.

Os seguintes passos para encaixar a organização nos Sete Cs, são eles:

Passo zero: introdução dos conceitos na organização;

Passo 1: diagnóstico, no qual se avalia e compreende a posição atual da empresa no mercado;

Passo 2: propósito, valores e visão são estabelecidos dentro da organização;

Passo 3: investigam-se as tendências presentes no ambiente externo à organização as quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com