TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL PARA A ARQUITETURA E URBANISMO

Trabalho Universitário: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL PARA A ARQUITETURA E URBANISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  3.017 Palavras (13 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 13

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL PARA A ARQUITETURA E URBANISMO

RESUMO

A psicologia consolidou-se como ciência depois de muitos séculos de estudos, confundida com a filosofia por tratar dos estudos relacionados ao pensamento humano. Após consolidada como ciência do comportamento e como profissão destinada a auxiliar os seres humanos nas questões de relacionamentos e conflitos interiores, a psicologia ganhou espaços em diversos setores da humanidade. As organizações e empresas são setores que abriram espaço para o psicólogo, que contribuem para o relacionamento entre os colaboradores e melhoria na produtividade das instituições. Na área de arquitetura e urbanismo a psicologia organizacional também proporciona contribuições que serão descritas e analisadas no presente trabalho, desenvolvido a partir da leitura de materiais já publicados sobre o tema.

Palavras-chave: Psicologia Organizacional; Arquitetura; Urbanismo.

1 INTRODUÇÃO

Inicialmente confundida com a filosofia, a psicologia consolidou-se como ciência, e passou a desvendar diversos mistérios da mente humana, estudando as relações interpessoais e as diversas dificuldades de relacionamentos presentes nas sociedades no decorrer do desenvolvimento histórico/social da humanidade.

Logo esta ciência ganhou espaço como uma profissão, consolidada nas mais diversas áreas e de extrema importância para a manutenção de relações saudáveis em diversos setores de nossa sociedade. Hoje temos o psicólogo da educação, do esporte, da saúde, o psicólogo do trabalho e organizacional, entre tantas outras áreas onde a psicologia vem atuando e ganhando espaço a cada dia.

A psicologia organizacional foi desenvolvida para estabelecer relações agradáveis entre colaboradores das mais diversas instituições e empresas, bem como, para garantir o equilíbrio mental dos envolvidos nas diversas organizações em que está presente.

Este trabalho foi desenvolvido para analisar as contribuições que a psicologia organizacional pode trazer para a Arquitetura e Urbanismo. O arquiteto urbanista desempenha importante função em nossa sociedade, pois, é ele quem projeta as cidades, prevê os detalhes que farão toda a diferença no momento de expansão populacional.

A pesquisa foi desenvolvida através do método bibliográfico que consiste na leitura e análise de materiais já publicados sobre o tema e objetiva compreender a definição de psicologia organizacional, bem como, a sua aplicação na arquitetura e urbanismo. No tópico a seguir será apresentada uma breve análise sobre o conceito de psicologia organizacional, e três itens logo após, no tópico três apresentar-se-ão as contribuições deste importante ramo da psicologia para a arquitetura e urbanismo. Para finalizar serão apresentadas as considerações finais da pesquisa.

2 DEFININDO A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

A psicologia é uma ciência que dedica-se ao estudo dos comportamentos humanos e que, graças à relevância dos seus resultados consolidou-se como importante área de estudo, bem como profissão. Parafraseando Bertoldi, (2011, p. 13):

Portanto, a Psicologia se interessa por diversas questões que dizem respeito ao ser humano e ao seu comportamento. Os conhecimentos produzidos por essa ciência têm sido utilizados por diversas outras ciências, assim como por muitas profissões, visando contribuir para a melhoria de suas práticas profissionais.

Os psicólogos dedicam-se a desvendar inúmeras questões que dizem respeito ao comportamento e relações humanas. Estes estudos contribuem para a organização de instituições, bem como para as diminuições de impasses oriundos da dificuldade de relacionamento entre as pessoas.

Inicialmente confundida com a filosofia, a psicologia foi ganhando espaço, fazendo do psicólogo um profissional necessário em diversos ramos e setores de nossa sociedade.

A profissão do psicólogo vem crescendo e ganhando espaço na educação, saúde , esporte, empresas e demais setores sociais. Hoje o psicólogo escolhe o ramo que quer seguir e dedica-se a minimizar impasses oriundos das relações humanas, bem como, auxiliar as pessoas a desvendarem seus próprios conflitos.

A psicologia organizacional, alvo da presente pesquisa, tem como objeto de estudo e de trabalho, como o próprio nome já diz, as organizações.

Psicólogo Organizacional e do Trabalho: se ocupa das pessoas em seu trabalho, visando auxiliar as organizações a obterem o melhor de seus recursos humanos, assim como a cuidar do bem-estar e saúde mental destes. Compreende e intervém em relação a fenômenos e processos relativos ao mundo do trabalho e das organizações. (BERTOLDI, 2011, p. 24)

O psicólogo organizacional, desta forma, desempenha importante papel dentro da empresas desenvolvendo estudos e ações que valorizem as relações interpessoais e que proporcionem a saúde mental dos colaboradores. Segundo Bertoldi (2011, p. 29):

Nessa área de atuação, as ações do profissional da Psicologia se preocupam com o homem e as organizações de trabalho. Visa compreender o lugar que o trabalho ocupa na vida das pessoas, o impacto que ele causa na saúde e no bem-estar dessas, criar estratégias que possibilitem melhorar os processos produtivos, recrutar e selecionar funcionários, entre outros.

Com o advento da globalização e das inovações tecnológicas as empresas e organizações necessitam produzir sempre mais e com maior qualidade, consequentemente, precisam conquistar uma equipe de colaboradores comprometida com o sucesso da empresa e da marca produzida. Desta forma, o psicólogo organizacional, contribui no sentido de estimular os colaboradores.

Através de práticas que valorizam as pessoas e que proporcionem o aumento da autoestima das mesmas, as organizações aumentam sua produtividade e excelência, ganhando espaço no mercado competitivo da atualidade. O psicólogo organizacional consolida estas relações e desenvolve os estudos necessários para a efetivação destas conquistas.

2.1 ATENÇÃO

A atenção trata-se da capacidade de se concentrar em determinada atividade, a qual pode ser espontânea (algo que fazemos naturalmente, sem que haja a necessidade de estarmos diretamente focados naquela atividade) ou ativa (algo que exige certo esforço, quando estamos focados em determinada atividade).

Quando você está atento há algo, aquele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com