TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Organizacional Moderna

Por:   •  22/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 3

Sabemos que Layout é uma forma de organizar o ambiente de trabalho de maneira que seja saudável e confortável para o funcionário e consequentemente produtivo para a empresa. A arquitetura organizacional moderna se resume principalmente em duas dessas formas de organização do ambiente corporativo: o estilo panorâmico e o open space.

No estilo panorâmico, vemos um ambiente semiaberto, que é disposto de maneira que haja a interação entre seus funcionários, mas também que é preparado para situações mais particulares que exigem privacidade quando necessário, as mesas tem o mesmo padrão, porém muitas vezes tem cores diferentes para evitar a padronização, não existe a falta de privacidade, pois mesmo sem divisórias ou o com o uso de divisórias transparentes o espaço é claramente demarcado.

Já no estilo open space, temos ambientes totalmente abertos e planejados para que todos os funcionários tenham contato entre si, permitindo uma relação mais informal, excluir barreiras físicas e até mesmo hierárquicas nas grandes empresas, consequentemente, gerando maior inclusão e ambientes mais modernos e ergonômicos. Não só pela questão do bem estar do funcionário, mas também porque se este está bem, também irá produzir mais, sempre visando o lucro da empresa e a imagem que esta passará a partir da eficiência de seus funcionários fazendo com que outras pessoas também queiram trabalhar em locais como estes e sem dúvidas isso é bom para a empresa, essas alternativas adotadas por qualquer tipo de organização refletem a identidade dessa instituição.

O lado negativo disso tudo é que modelos como o open space são mais caros que os tradicionais e os gastos seriam absurdos, que viriam desde a reforma do espaço até a compra de móveis que combinem design com a ergonomia, além disso, outro fator a se considerar é que as atividades feitas em ambientes no estilo open space não podem exigir alto grau de concentração, já que implantação desse sistema aumentará o nível das conversas improdutivas entre os funcionários, querendo ou não. Porém, mesmo que não existam mais barreiras físicas entre estes, o ambiente continua sendo empresarial. Apesar dos pontos negativos, esse método é um bom investimento e vem crescendo entre as empresas, podemos citar como exemplos: as empresas Google e Lego. No caso da empresa Lego, os ambientes são planejados para estimular o funcionário de modo que não haja divisão entre o trabalho e a imaginação já que o objetivo é que estes libertem suas ideias, o ambiente foi planejado a partir dos valores que incluem a questão do divertimento, criatividade e inovação, unidade, imaginação e sustentabilidade, usadas como valores base da empresa. Esses tipos de layout dependem muito de organização para organização, mesmo empresas que tem sua maior parte em ambientes no estilo open space, também possuem ambientes panorâmicos e até salas individuais que tratam de assuntos que exigem mais privacidade. Neste contexto, a questão hierárquica que é uma das principais causas que o estilo tenta reduzir com essa ideia de ‘mistura’ das pessoas que trabalham em diversas áreas é assim tão eficiente, pois os chefes nem sempre se encontram nos espaços abertos além dos sistemas de privilégio em postos de trabalhos que são mais iluminados e ventilados que os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com