TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE EMPREENDEDORISMO

Por:   •  25/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  1.608 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

DE EMPREENDEDORISMO

As mudanças climáticas, poluição e degradação do meio ambiente é algo fatídico e que vem assolando a humanidade em diversas regiões do mundo com secas, enchentes, furacões, tufões e ondas térmicas de calor e frio.

Nos últimos anos a percepção desses eventos vem trazendo a comunidade internacional a necessidade de práticas de consumo mais conscientes. Isso tem ocorrido em diversas cidades espalhadas pelo mundo. Dois exemplos dessa nova forma de encarar a natureza ocorreram em São Paulo e no Rio de Janeiro com a proibição da distribuição de sacolas plásticas em supermercados em 2012 e de canudos de plástico em 2018, respectivamente.

Isso nos mostra que há um mercado que valorize a prática de consumo consciente nesses quesitos.

Uma forma que muitos estão sanando a questão das sacolas plásticas é a aquisição de sacolas retornáveis, daquelas que nossos avós levavam para as feiras livre.

Minha proposta de empreendedorismo é a fabricação de sacolas retornáveis distribuídas gratuitamente em mercados atacadistas com propagandas de diversos setores.

A prática seria a seguinte: primeiramente seriam oferecidas diversas possibilidades e layouts de anúncios nas sacolas retornáveis para comerciantes e/ou prestadores de serviços de diversos setores localizados próximo aos pontos de distribuição final. Com a quantidade mínima de anúncios vendidos, seria realizado o layout do produto final e enviado para sua produção. Após a produção final, seriam distribuídas nos supermercados credenciados para serem distribuídas nas compras dos seus clientes. O projeto teria receita dos comerciantes publicadores e dos supermercados distribuidores, fazendo com que os clientes tenham diversas propagandas ao seu alcance de empresas e serviços ainda desconhecidos e ainda ajudaria o planeta não tendo que descartar sacolas plásticas que tem um tempo de degradação na natureza extremamente alto.


ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

DE PONTES

Pontes são importantes estruturas que nos auxiliam a superar obstáculos como rios e vales. Dessa forma, seu a análise dos materiais e do modelo empregado são de suma importância para que não haja desperdício nos custos da obra e atenda o desejado pelo cliente.

No caso específico proposto, uma ponte com extensão superior a 10 metros requer uma estrutura resistente e um modelo viável. Para essa especificação eu, como engenheiro encarregado de elaborar o projeto, sugiro a instalação de uma ponte de sistema estrutural em vigas simplesmente apoiada e sem balanço.

Esse tipo estrutural tem valores mais em conta se comparado com os outros modelos e pode superar um vão de até 50 metros. Como não temos maiores informações quanto a medida exata do vão, profundidade do vale, dentre outros fatores importantes para a elaboração de um projeto mais específico e visando o baixo custo, esse será a adotado.

O sistema de superestrutura de pontes em vigas é caracterizado por vigas longitudinais denominadas longarinas que têm como função suportar o tabuleiro onde será realizado o tráfego de pedestres ou veículos. Em muitos casos ainda são introduzidas vigas transversais (transversinas) que procuram aumentar a rigidez do sistema estrutural.

Nesse tipo de ponte, sua estrutura é analisada como uma sucessão de tramos simplesmente apoiados e usualmente é aplicada em pontes que usam vigas pré-moldadas no processo construtivo, tornando o valor menor que se fosse moldado in loco.

Apresenta um tipo estrutural relativamente pobre, se comparado com modelos mais “vistosos” como as pontes em arco ou em treliças pois limita o tamanho do vão e a viabilidade do emprego dessa vinculação.

Atualmente é usual executar a laje do tabuleiro contínua em três ou quatro tramos, reduzindo o número de juntas. 


ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

DE SANEAMENTO

O Brasil é um país com dimensões continentais e ainda que a população seja predominantemente urbana faz-se necessário a difusão das técnicas simples e baratas de saneamento ambiental para casas pois sua participação na poluição de rios e lagos é ainda muito significativa e muito paradoxal, haja vista que a água dos rios é fundamental para a agropecuária.

Se nas grandes cidades o problema da falta de saneamento básico em relação ao esgoto é um problema caro e de solução complicada, sem contar com a falta de interesse dos gestores públicos por se tratar de obra “invisível”, nas zonas rurais essa evolução pode trazer mais saúde, desenvolvimento e economia.

Uma opção bastante viável para as regiões rurais é a Fossa Biodigestora. Esse é um sistema de biodigestão anaeróbica, com ausência de oxigênio, composta por três caixas d’água de fibrocimento ou fibra de vidro em série, tubos e conexões de PVC, válvula de retenção e registros.  Segundo os pesquisadores, para uma casa com até cinco pessoas o sistema deve contar com caixas de mil litros cada, podendo adicionar a quarta caixa para maior eficiência. O sistema foi dimensionado para que os dejetos depositados nas caixas fermentem por no mínimo 25 dias, período suficiente para uma completa biodigestão, e a produção do efluente pode ser utilizada como fertilizante de alta qualidade na agricultura, segundos os técnicos.”

O sistema visa substituir as fossas rudimentares, no caso das propriedades rurais e as valas, no caso das favelas (assentamentos urbanos informais) que são potenciais contaminadoras do solo e lençol freático. A fossa biodigestora tem a proposta de eficiência e baixo custo no tratamento de esgoto doméstico, gerando, entre outros, a água de reuso.

Segundo o coordenador técnico da Unidade da Embrapa-Clima Temperado, localizada em Pelotas-RS, o engenheiro agrônomo Carlos Medeiros, explicou que o sistema de biodigestão desenvolvido pela Instituição pode ser implantando pelo custo unitário aproximado de R$ 1.600 e possui a vantagem de apresentar uma manutenção simplificada.

Fontes:

http://www.funasa.gov.br/web/guest/acoes-de-saneamento-rural-funasa

https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/721/fossa-septica-biodigestora


ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

DE ÉTICA E CIDADANIA

Como qualquer área em que vivemos, regras são fundamentais. É isso que nos fez crescer como sociedade e ter a possibilidade de conviver em grandes grupos. Sem as regras viveríamos no caos e na desordem, contudo essas mesmas regras precisam ter coerência, clareza e capacidade de serem cumpridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com