TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Contextualizada Empreendedorismo

Por:   •  20/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 2

Nesta unidade estudamos o projeto e todas as suas fases, vimos também que existe um grande fluxo de informação e controle dos processos para a garantia de sucesso deste, bem como a existência de ferramentas tecnológicas que ajudam nos controles. Porém, a realidade nos aponta que os pequenos empreendedores não conseguem desenhar o seu projeto. Você acredita que um micro empresário, sem muitos recursos tecnológicos, consegue desenvolver os processos necessários para o desenvolvimento de um projeto, implantação e conclusão de forma que impacte no seu crescimento?

Que processo você acredita que seria mais crítico para este pequeno empreendedor? Justifique.

Todas as ações realizadas na empresa, quando bem planejadas e executadas, resultam em melhores resultados do que aquelas decisões e estratégias precipitadas ou pouco estudadas. A coordenação e acompanhamento de um negócio equivale a compreender um projeto na esfera geral, olhando os objetivos a serem alcançados devendo, no entanto, trabalhar com pontos específicos das etapas.

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são continuas e repetitivas.

Projetos são únicos e não se repetem, afinal, eles precisam atingir um objetivo claro, dentro de um prazo determinado, contando com um conjunto limitado de recursos (humanos, financeiros e materiais) que devem ser otimizados para alcançar as metas estipuladas, sem frustrar as expectativas iniciais de seus patrocinadores. Projetos não devem ter duração indeterminada ou recursos ilimitados. Eles devem atingir os resultados esperados segundo o planejamento.

Um microempresário, vivendo sem muitos recursos tecnológicos, teria muita dificuldade para desenvolver os processos necessários para o andamento de um projeto, desta forma o processo mais crítico seria a execução do projeto, uma vez que além da falta de recursos ele poderia deparar com outros problemas bem na hora de colocar as ações em prática, tais como: os clientes não aceitariam tão bem o produto, surgiria um concorrente forte, um funcionário-chave pediria demissão, uma máquina quebraria e não existiria outra para repor, ou seja, problemas surgiriam e seria necessário solucioná-los.

Neste momento é que a qualidade do empreendedor e seu relacionamento social faria a diferença. Além da competência para resolver os problemas internos, ele precisaria capitalizar o projeto com entidades financeiras e saber, antes de qualquer coisa, recrutar uma excelente equipe de profissionais para ajudá-lo a gerenciar a empresa, implementando ações que visem a minimizar os problemas, e identificando o que é prioridade e o que é crítico para o sucesso do empreendimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS

SANTOS, Carlos Alberto. Pequenos Negócios, Desafios e Perspectivas: Brasília: SEBRAE, 2013.

GRACIOSO, Francisco. Pequenos investimentos, grandes ideias. Revista da ESPM. Empreendedorismo, o grande sonho dos brasileiros: ano 19, Edição 87, Número 2, pag 20 a 28. São Paulo, Março/Abril de 2013.

Como encontrar os fatores críticos de sucesso do seu negócio. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/como-encontrar-os-fatores-criticos-de-sucesso-do-seu-negocio>. Acesso em: 3 de março de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com