TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DISCURSSIVA SOBRE A GREVE DOS CAMINHONEIROS E A ECONOMIA DO PAÍS

Por:   •  31/5/2019  •  Dissertação  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

UNIEURO CENTRO UNIVERSITÁRIO GRUPO EDUCACIONAL CEUMA

CORDENAÇÃO DO CURSO DE PROCESSOS GERENCIAIS

ECONOMIA

JÉSSICA LORRANE TAVARES AMORIM

ATIVIDADE DISCURSSIVA SOBRE A GREVE DOS CAMINHONEIROS E A ECONOMIA DO PAÍS

BRASÍLIA - DF, 13 DE MAIO DE 2019

JÉSSICA LORRANE TAVARES AMORIM

A GREVE DOS CAMINHONEIROS E A ECONOMIA DO PAÍS

Trabalho apresentado ao Curso de Processos Gerenciais da Universidade CEUMA para a obtenção de nota parcial referente à 1ª atividade da disciplina Economia.

 

Orientador(a): Andressa Sakamoto

 

BRASÍLIA - DF, 13 DE MAIO DE 2019


  1. Observando o caos em todos os setores da economia, qual o setor mais afetado? Por que? (3.0)

O setor primário foi afetado pela greve dos caminhoneiros, pois as plantações de legumes, verduras e frutas estragaram, por possuírem um prazo curto de validade.

E além disso o Brasil tem grande potencial de exportação no setor primário, onde somos os grandes exportadores de cana de açúcar, laranja, feijão, soja e frangos.

E com essa greve os produtos que estavam sendo enviados para os comércios estragaram e os produtos que já estavam sendo vendidos aumentaram de preço.

Na verdade a greve teve um impacto em todos os setores da economia mas teve um enfoque de perda em dois setores, como por exemplo: afetando o setor primário afeta também o setor secundário, pois o setor secundário transforma os produtos do setor primário para serem usados em outros comércios e exportações, como também gastos por consumidores domésticos.

Com a paralização dos caminhoneiros muitas pessoas ficaram sem trabalhar é como José de Paiva Netto (1941) disse: “O Ser Humano, com seu Espírito Eterno, deve estar no centro da Economia, pois é a geratriz de todo o progresso. Sem ele, não há o capital”. Com a greve gerou desordem nos setores econômicos, ou seja, o ser humano é

a peça chave da economia, sem ele não tem retorno financeiro e nem produtos de para consumo em geral.

  1. Quais os principais transtornos em detrimento da paralisação e que medidas podem ser tomadas para o crescimento da economia no Brasil? (3.0)

Os transtornos em virtude da greve dos caminhoneiros foram muito grandes.

O motivo da greve era justamente por causa do preço do combustível, mas com a     greve os preços aumentaram.

Teve a falta de combustível nos postos de gasolina, gerando filas enormes e disputas entre os motoristas e além disso os postos de gasolina aumentaram o preço do combustível e deixaram abusivos, mas foram autuados pelo Procon.

O transporte público teve que ser reduzido pela falta de abastecimento e com isso prejudicou várias pessoas a se locomoverem para ir trabalhar ou voltar para casa, também pela falta de combustível para os aviões, teve o cancelamento de voos, ou seja pessoas que iam viajar não puderam por causa da greve. A segurança das pessoas ficou comprometida, as viaturas não tinham como abastecer e com isso a rota delas diminuíram, isso também afetou os comércios pois sem viaturas policiais circulando nas ruas, mas roubos, o que foi um dos motivos para os comércios fecharem mais cedo.

O setor de alimentos teve uma queda na produção já perdida, aquelas com prazo curto de validade, e com isso as prateleiras dos mercados estavam vazias e com os preços lá em cima, como consequência as escolas públicas ficaram sem merendas e as creches pararam as aulas por falta de mantimentos para o funcionamento, e as escolas tiveram que suspender as aulas até a greve acabar.

A produção de carros também foi interrompida, o que foi uma grande perda pro país já que a indústria automobilística gera de impostos mais de R$ 250 milhões por dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com