TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO: Técnico em Transações Imobiliárias Atividade 4 – Módulo 1 – Economia e Mercado

Por:   •  29/7/2015  •  Artigo  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 4

NOME: Marcos Antônio Coelho

POLO: SENAC/ Campo Mourão

CURSO: Técnico em Transações Imobiliárias

Atividade 4 – Módulo 1 – Economia e Mercado

- “O PIB - Produto Interno Bruto - exprime o valor da produção realizada dentro das fronteiras geográficas de um país, num determinado período, independentemente da nacionalidade das unidades produtoras. Em outras palavras, o PIB sintetiza o resultado final da atividade produtiva, expressando monetariamente a produção, sem duplicações, de todos os produtores residentes nos limites da nação avaliada. A soma dos valores é feita com base nos preços finais de mercado. A produção da economia informal não é computada no cálculo do PIB nacional.”

CÁLCULO 
A fórmula para se chegar ao valor do Produto Interno Bruto é: 

PIB = C + I + G + NX

Onde:

C = Consumo; I = Investimento; G = Despesa do Governo; e NX = Exportações Líquidas.

As principais falhas na metodologia do PIB são a desconsideração dos seguintes fatores no seu cálculo: Distribuição de Riqueza, Qualidade de Bens e Serviços, Transações não Comerciais, Transações Clandestinas, Mercado Informal, Externalidades e  Crescimento de Longo Prazo.

 

- Ampliação exagerada do consumo e a falta de investimentos sólidos em infraestrutura e na qualificação de mão-de-obra, são os principais fatores que levam ao baixo crescimento econômico.

- Ao desvalorizar suas moedas, ou pelo menos impedir sua valorização, governos tentam proteger suas indústrias nacionais e garantir renda com as exportações.

- Os efeitos dessa desvalorização são aumentos: Inflação, dívidas interna e externa e da taxa de juros.

Devido ao crescimento desordenado das cidades, estima-se que as principais causas do défict habitacional são moradias precárias, coabitação familiar e ao pagamento excessivo de aluguéis.

Para tentar sanar ou mesmo amenizar o problema da habitação no Brasil, vários programas foram criados, porém, a maioria deles fracassou. Criada em 1946, a Fundação da Casa Popular, que foi a primeira Política de Habitação não teve êxito devido à falta de recursos e às regras de financiamento estabelecidas. Em 1964 surgiu o Banco Nacional de Habitação que criou um sistema de financiamento que permitiu a captação de recursos através do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, dentre outras facilidades que deixaram marcas importantes na política habitacional.

Com a extinção do BNH em 1986, suas atribuições foram transferidas para a Caixa Econômica Federal com vínculo ao Ministério do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Depois disso e com a Constituição Federal de 1988 houve diversas alterações entre programas e por várias vezes foram mudadas as hierarquias do sistema habitacional, até chegar em 2003, quando foi criado o Ministério das Cidades pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Alguns programas deram certo, a Política Nacional de Habitação, criada em 2004, visa promover as condições de acesso à moradia digna à todos os segmentos da população, especialmente o de baixa renda, contribuindo, assim, para a inclusão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com