TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Administração de Recursos Materiais

Seminário: ATPS: Administração de Recursos Materiais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Seminário  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Departamento de Administração

Disciplina: Administração de Recursos Materiais

Professor: Guillermo José Asper Y. Valdes

Turma: 100.2.5

Data: 16/04/2009

Alunos: Gildeon de Sousa Paixão- 06/33852

Yuri Sousa- 08/42931

Hugo Ariel- 08/31328

Renam Cassius Mendes Souza- 09/56317

Guilherme Gontijo- 08/30739

Laiane Mara Borges- 05/35168

1. Analisar os textos e tentar enxergar qual ralação tem com o que foi abordado no curso.

Ao analisar o estudo de caso da Dell, podemos observar o quanto é dinâmico o processo da cadeia de suprimentos, pois a forma como a empresa estudada desenvolveu novas idéias utilizando a tecnologia de informação para criar um modelo de negócio ágil em que a distribuição, a venda direta ao cliente e a montagem sob encomenda, eliminou os custos de estocagem e as despesas com revendedores. Nesse caso podemos observar o bem sucedido processo de customização, em que o objetivo seria melhorar o nível de serviços prestados ao cliente e aumentar a competitividade da organização.

No caso da HP observamos que as etapas da logística, em que o suprimento, a transformação e distribuição, são controladas de forma fragmentada impedindo a ideia de processo, que de modo geral, pode ser definida como a seqüência de atividades e de relação de dependência entre os agentes participantes do processo. Talvez saindo da visão fragmentada para focar no todo logístico, a organização consiga achar a solução para o problema para o excesso de estoques.

2. Selecionar os pontos importantes nos textos.

Os assuntos mais importantes tratados no texto sobre o modelo de negócio da Dell, foi a brilhante ideia de integração virtual que customizou os serviços da empresa de Michael Dell. Outro importante ponto foi a ideia intitulada de modelo direto de negócio, em que três características predominam, são elas: evitar o canal de distribuição, vender diretamente ao cliente e a montagem sob encomenda.

Já no caso da HP o problema em discussão era, ter o produto disponível para atender o cliente, e simultaneamente diminuir os estoques para atingir as metas da alta gerencia da empresa. Limitar a quantidade de estoques era o grande desafio, e para que isso ocorresse é necessário analisar as incertezas decorrentes da produção, como: remessas atrasadas, rendimento no processo de produção e previsão de demanda, que deveriam ser bem analisadas.

3. Comparar as semelhanças e diferenças e como elas se combinam.

No caso da HP fica claro que os estoques altos são ativos improdutivos, e que manter estoques de segurança não garante um estoque considerado razoável. Observa-se também que manter um estoque zero na fábrica não significa ter estoque zero na distribuição, talvez a solução esteja na mudança do modo de distribuição ao cliente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com