TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Análise do sistema DB Schenker (Procars)

Seminário: ATPS: Análise do sistema DB Schenker (Procars). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Seminário  •  3.243 Palavras (13 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 13

DESENVOLVIMENTO

Desafio:

-Analisar os produtos trabalhados pela empresa na exportação e de que maneira funcionam as exportações destes?

O cliente principal da DB Schenker em SJC é a Embraer. Onde é feita a exportação de peças de reposição para as aeronaves adquiridas pelos clientes da Embraer

-Analisem os processos e aponte através de um diagnóstico os gargalos de distribuição inerentes a exportação dos produtos;

Os processos estão divididos em Rotina, Critico e AOG (Aircraft on ground = Aeronave no Chão) que é quando a aeronave está em manutenção aguardando somente que a peça seja enviada.

Os casos de Rotinas e Críticos tem horário programado para sair. O AOG por se tratar de urgência, pode ser enviado a qualquer momento, e uma equipe é fica à disposição para emissão dos documentos necessários para realização desta exportação. A equipe é composta de um Coordenador de Embarque e uma pessoa do Desembaraço, e um Despachante Aduaneiro no Aeroporto para receber os volumes e dar continuidade ao processo.

Um gargalo pode ser apontado na solicitação de peças feita pela Embraer, onde as diversas áreas encaminham as suas respectivas Invoices para a DB Schenker em grande quantidade, e mesmo havendo profissionais para dar continuidade ao processo, não é suficiente quando o número de processos é além do normal.

A Empresa esta fazendo testes, e verificando a possibilidade de trabalho em "linha de produção" para que consigam solucionar este problema.

-Discorra sobre quais os elementos dos custos logísticos presentes na atividade operacional da mesma;

A operação de Exportação conta com os custos logísticos de:

Funcionários: Coordenador de Embarque, Desembaraço (Assistente de Exportação), Despachante Operacional: Fretes, Transportes, Seguros, Etiquetagem e Embalagem

Documental: RE (Registro de Exportação), DDE (Extrato de Declaração de Despacho), DSE (Declaração Simplificada de Despacho) e HAWB's (House Air WayBill)

-Forma pela qual a empresa realiza a gestão de seus custos logísticos e de que maneira é formado o seu preço de venda;

É feito de três em três anos em média um BIDDING (licitação), onde são acordados em contrato todos os custos, sem poder ser alterado até a data de sua validade.

Neste acordo, já estão avaliados os valores dos custos operacionais e documentais, sendo assim, podendo ter "lucros ou prejuízos" com o passar dos anos.

-observar como são realizados os controles financeiros, descrever a rotina financeira da empresa e qual os relatórios que o profissional de logística mais utiliza. A resposta deve ser justificada.

O sistema da DB Schenker (Procars) funciona em conjunto com planilhas para o controle financeiro, as informações migram, são anexadas informações necessárias e encaminhadas ao cliente, para que o mesmo confira e efetua os pagamentos.

-analisar as operações e decisões e fontes de financiamentos. Se a empresa utiliza de algum tipo de financiamento/empréstimo para pagar suas contas ou aplicar em investimentos. Se há incentivo financeiro. Situação atual da empresa.

A DB é um grupo muito forte na Alemanha e fez a junção com a Schenker, tornando assim, uma Empresa de grande porte não tendo financiamentos/Empréstimos, claro que investimentos sempre são feitos, tanto na própria empresa quanto em seus funcionários, ela conta com vários escritórios em pontos estratégicos pelo Brasil e mundo, a Matriz de SJK fica em SP no Rua Geraldo Flausino Gomes, 78 - 12º andar 04575-060 - São Paulo - SP, Brasil

Quais os critérios para o profissional escolher a forma de obter dinheiro para organização.

Os casos que não forem acordados no Bidding, são analisados pra ter um bom retorno, fora isso, os valores do Bidding tem que ser respeitados.

-Quais conteúdos em finanças considera importante e os conteúdos que possuem mais dificuldades de aprender para a vida profissional. E por que?

O calculo mais utilizado é o frete, que é feito de acordo com o incoterm escolhido pelo cliente. Na exportação não há muitos calculos a serem feitos, considero difíceis os calcúlos feitos na importação, que são diversos impostos, e é necessário acompanhamento regular da legislação para saber se houve alguma alteração.

Esse dado foi fornecido por uma representante da empresa DB SCHENKER DO BRASIL TRANSPORTES INTERNACIONAIS LTDA - BRUNA ASSIS.

POSIÇÃO DO BRASIL NA ECONOMIA MUNDIAL

A economia do Brasil tem um mercado livre e exportador. Medido por paridade de poder de compra, seu produto interno bruto fazendo-lhe a nona maior economia do mundo em 2011, (e sétima maior economia segundo o Banco Mundial), fazendo-a segunda maior do continente americano, atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil foi o país que mais melhorou em competitividade em 2009, ganhando oito posições entre outros países, superando a Rússia pela primeira vez e fechando parcialmente a diferença de competitividade com a Índia e a China, as economias BRIC. O Brasil, juntamente com o México, tem estado na vanguarda do fenômeno das multinacionais latino-americanas que, graças à tecnologia superior e organização, têm virado sucesso mundial.

Dificuldades

"O Brasil é um país que faz tudo pela metade." A expressão é sempre usada, quando observa os avanços do setor portuário brasileiro nos últimos anos e o que ainda falta fazer para dar ao país melhores condições para exportar. Ele afirma que a questão portuária é uma das barreiras internas que dificulta, quando não impede, a competitividade dos produtores nos mercados internacionais.

No processo de dificuldade estão:

* Riscos econômicos

* Burocracia

* Congestionamento

* Condições de pavimentação das rodovias de acesso

* Área de estacionamento

* Sinalização

* Acidentes em rodovias

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com