TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abertura de capitais

Por:   •  23/9/2015  •  Artigo  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

ABERTURA DE CAPITAL DAS EMPRESAS

Adriano *

Fernando **

Uma alternativa muito eficaz para o financiamento e uma possível ascensão de empresas de inúmeros gêneros com certeza remete a abertura de seu capital para o público, uma vez que a companhia se torna de capital aberto, significa que terá parte de seu capital social oferecidos para o público em forma de ações, essas que serão negociadas em bolsa de valores ou mercados de balcão, desse modo os compradores se tornarão consequentemente sócios da sociedade emissora.

Boa parte das empresas são impulsionadas a se tornarem de capital aberto na busca de investidores para captar recursos para financiar e investir em novos projetos e modernização da empresa, uma vez que o mercado atual está cada vez mais competitivo e exige uma constante atualização e busca por novos produtos.

Apesar de existirem vários tipos de títulos que podem ser negociados os mais comuns e que se destacam são as ações e debêntures. De modo geral:

-Ação: diz respeito a fração negociável do capital social da companhia, uma vez negociada o acionista adquire os direitos e obrigações referentes a essa parcela da empresa.

-Debêntures: de modo simplificado são títulos negociados que conferem direito de credito a seus titulares contra a sociedade que emitiu tal título.

Abertura de capital

A partir do momento que a empresa decide abrir seu capital para o público deve seguir uma série de etapas, o primeiro passo é solicitar o registro de companhia aberta junto a CVM e ainda junto com essa solicitação, fazer também o pedido de autorização para a primeira venda ou oferta desses valores mobiliários ao público, sendo essa oferta inicial chamada de IPO (Initial Public Offering), ou Oferta Pública Inicial. Também deverá ser solicitada a listagem na bolsa de valores.

________________________________________________________________________________________________________

* Acadêmico da Quarta fase de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC.

** Professor Orientador. Docente do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Desse modo com todos os registros necessário obtidos, as ações da companhia poderão ser negociadas de fato.

Segundo o CVM , o IPO precisa ser coordenado por uma instituição financeira especializada na distribuição, essa que será escolhida pela companhia emissora, basicamente esta instituição financeira coordenadora tem como meta auxiliar a companhia na  definição do perfil da operação de emissão, e orientando na elaboração do prospecto (documento que contém as informações relevantes necessárias aos investidores sobre a oferta, os valores mobiliários ofertados, a emissora, suas atividades, situação econômico-financeira, os riscos inerentes à sua atividade, entre outras informações relevantes), No prospecto que serão apresentados os fatores de risco existentes no IPO que possam influenciar na decisão de investimento por um potencial investidor.

No final do processo que envolve o registro perante a CVM, se de fato for deferido, esta informara um número de registro para a emissão, assim será possível a divulgação em veículos de comunicação das características da operação. A partir do momento que o prospecto preliminar estiver pronto será necessário realizar o marketing para que investidores em potencial tomem conhecimento e tenham interesse nas ações em questão.

Vantagens

O processo de abertura de capital de uma empresa certamente envolve uma série de detalhes, registros, inúmeros requisitos, leva a companhia a modificações, contudo traz algumas vantagens que compensam todo esse processo.

Um ponto positivo que pode ser mencionado é a entrada da sociedade de fato no mercado de capitais, com isso pode aumentar seu capital e tornar possível a realização de investimentos em favor da sociedade, os novos investidores são de certa forma objeto de financiamento e tornam possíveis inúmeros projetos.

Outra vantagem é que a companhia pode usar suas próprias ações como moeda de troca, uma vez que seja necessário a aquisição de frações de outras sociedades não será necessário movimentos bancários ou de caixa para que esse processo ocorra.  

A partir do momento que a empresa lança seus valores mobiliários para negócio, seus valores são ofertados diariamente pelos meios responsáveis deste contexto, assim dando uma projeção maior a companhia deixando ela mais visível para o público, atraindo mais investidores, proporcionando crescimento diretamente ligado ao novo crédito.

Custos/Desvantagens

Existem alguns custos associados ao processo de abertura de capital, a manutenção da condição de companhia aberta, sua listagem em bola de valores, diversos custos que serão arcados pela empresa. Custos associados a remuneração dos novos acionistas levando em conta a política de dividendos e a administração de um sistema de informações especifico. Além disso, outros custos serão envolvidos, como por exemplo, taxas de fiscalização do registro de emissão e de manutenção de companhia aberta perante a CVM, valores relativos à divulgação da emissão (como convocações de assembleias, publicações diversas, registros de atas), custos com o preparo do prospecto e material informativo aos acionistas da companhia e aos investidores, custos internos da companhia, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com