TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adam Smith - Escola clássica

Por:   •  13/9/2017  •  Exam  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  1.445 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Identifique brevemente e estabeleça de cada um dos seguintes conceitos e obras para a história do pensamento econômico iluminismo, The theory of moral sentiments, The wealth of nations, mão invisível, divisão do trabalho, lei da vantagem absoluta no mercado internacional, paradoxo água-diamante, teoria do valor do custo do trabalho, teoria do valor controlado pelo trabalho, doutrina das reservas de salários, diferenças de equalização de salário, ampliação do mercado e acúmulo de capital. 

  1. Qual o tema geral de Theory of moral sentiments, de Smith? Como está relacionada com The wealth of nations?

- Moral sentiments – Discutia as forças morais que restringiam o egoísmo e uniam as pessoas em uma sociedade trabalhista. Já Wealth of nations supunha a existência de uma sociedade justa e mostrava como individuo é guiado e limitado pelas forças econômicas. As obras, Moral sentiments não definem como ideias introdutórias de Smith, assim como, The wealth of nations não definem suas ideias recentes, mas elas ficam lado a lado, mostrando diferentes, mas com facetas complementado seus pensamentos.  

  1. Como o título do tratado de Smith estava tentando fazer por meio de sua descrição da fábrica de alfinetes. Como Smith define a riqueza das nações? Quais fatores se interagem para ocasionar aumentos na riqueza da nação?
  1. Explique o principal apontamento que Smith estava tentando fazer por meio de sua descrição da fábrica de alfinetes. Como essa descrição está relacionada ao seu pedido por escolas Públicas?
  2. Em quais circunstâncias Smith poderia ser chamado de um defensor do laissez-faire? Sobre quais bases alguém poderia contestar esse rótulo?
  3. Como, de acordo com Smith, o bem social pode resultar da busca do interesse próprio do indivíduo?  Relate essa noção para os modelos gráficos no longo e curto prazos de um mercado de produtos perfeitamente competitivo. (Se necessário, releia um texto de princípios econômicos.)
  4. De acordo com Smith, o que determina o valor de troca em uma economia primária? O que determina o valor de troca em uma economia desenvolvida? Por que Smith preferiu utilizar “controlado pelo trabalho” a “controlado pela moeda” como uma medida do valor de um bem?
  5. O preço natural definido por Smith é controlado pela oferta, pela demanda ou por ambas? Explique detalhadamente.
  6. Por que a divisão do trabalho ocasiona o aumento do acúmulo de capital (seta a da Figura 5-1), de acordo com Smith? Os economistas atuais incluiriam também uma seta oposta do controle do acúmulo de capital para a divisão do trabalho. Explique por meio de exemplos atuais.
  7. O que é um salário de eficiência? Qual a função desses salários na teoria de desenvolvimento econômico de Smith? Como os salários de eficiência poderiam contribuir para elevar as taxas de desemprego friccional e para as recessões, de acordo com as teorias modernas sobre os salários de eficiência?
  8. Você concorda com a seguinte afirmação: Adam Smith recorre justamente aos muitos economistas contemporâneos porque, como Smith, eles têm uma concepção da natureza humana que está completamente restrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com