TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amapa, o estado

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

O Amapá é uma das 27 unidades federativas do Brasil está situada a nordeste da região norte. Seu território é  de 142.828,521 km²,ao todo o estado tem 734 995 habitantes, distribuídos em seus 16 municipios .  O municipio de Macapá  é a capital e maior cidade do estado.

O setor primário é o menos relevante para a economia do amapá, 3,2% da economia amapaiense.dentre os principais produtos produzidos no estado  estão a castanha do pará mandioca e o  arroz. A cidade de amapá tem o maior fonte de pescado artesanal do estado .

O setor secundário  representa apenas 10% de toda economia do Amapá , na capital e em algumas outros municípios  ha serrarias de tijolos e a extração de mineral e vegetal.

O setor terciaro  é o setor mais importante   por representar sozinho 86,8% de toda s riqueza  o comercio e´uma das maiores fontes de renda para o amapá, representando quase metade deste setor ,mas o serviço publico, é a que mais cresce durante as ultimas décadas e a que mais contribuiu para o crescimento e desenvolvimento econômico do amapá .

Cultura        

O tacaca é uma iguaria não só do Amapá.mas também da região amazônica Brasileira,em particular do Acre,Pará,Amazonia e Rondonia  é preparadado um caldo fino de cor amarelado chamado tucupi,sobre o qual se coloca goma,camarão e jambu.serve-se muitos quentes,temperado com sal e pimenta em cuias .

Marabaixo é uma danca típica  do amapá que é celebrado nos meses de:maio,junho,julho.

 Festa de são tiago é um evento tradicional no município de Mazagão,na área conhecida como Mazagão velho .Os fetejos se iniciam na segunda quinzena de julho e retratam as batalhas travadas entre nouros e cristão.

O marco zero é um monumento localizado na cidade de Macapá,capital do amapá,no Brasil,construído  junto ao estádio Milton Correa para marcar  a passsagem exata da linha do Equador em Macapá o marco tornou-se um dos mais importantes pontos turisticos da capital do meio mundo .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com