TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do estudo de caso da empresa familiar "Sucos Fazenda São Pedro"

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

NTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é analisar o estudo de caso referente à empresa familiar "Sucos Fazenda São Pedro" que passa por um momento de importante decisão: crescer ou não crescer. O Senhor Oswaldo é o proprietário da fazenda e deve tomar uma decisão que tem como pontos divergentes seus dois filhos. Os dois são profissionais qualificados, mas tem opiniões opostas quanto ao futuro empresarial da fazenda. João pretende expandir os negócios, mas José está retraído por não ter certeza de que investir em crescimento ser á a melhor saída para a empresa.

Apresenta-se, portanto, uma análise sobre as propostas de João e José em seus aspectos positivos e negativos e faz-se comentários a fim de influenciar nas decisões a serem tomadas pelo atual proprietário da fazenda.

DESENVOLVIMENTO

A empresa familiar se caracteriza como tal por ser constituída há mais de duas gerações por membros de uma mesma família e por esse fato apresenta aspectos positivos e negativos. Dentre os positivos podemos citar: funcionários interessados e comprometidos com o desenvolvimento da empresa, sistema de decisões rápidas e quanto aos pontos negativos destaca-se a falta de planejamento a médio e longo prazo e a falta de preparação profissional.

Felizmente, dos pontos negativos apontados, a empresa Fazenda São Pedro tenta se desvencilhar já que os dois filhos do Senhor Oswaldo (atual administrador) tiveram ótima formação em Administração de Empresas e que ocupam respectivamente cargos na área financeira e comercial. Quanto à falta de planejamento a médio e longo prazos, parece-nos que também não faltam intenções de mudanças.

Os dois filhos do Senhor Oswaldo têm características diferentes, pois ao mesmo tempo em que José prefere manter-se longe de mudanças significativas, João é aventureiro e gosta de arriscar-se em novos mercados visando à expansão da empresa.

Pelo que se pode observar João tem melhor visão estratégica já que apresenta um plano de crescimento audacioso para a empresa: deseja expandir a área

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/analise-do-estudo-de-caso-039-039-fazenda-sucos-sao-pedro-039-039/25562/#ixzz31nqQztsZ

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com