TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisa Terceira Idade

Por:   •  1/6/2015  •  Dissertação  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

O sujeito começa a perder massa muscular já a partir dos 30 anos, com isso começa o aumento do percentual de gordura, e isso só tende a piorar com o passar do tempo. Com o envelhecimento o corpo do idoso começa a apresentar coeras e alterações e  a alteração mais percebida pelas pessoas é o desempenho físico do sujeito, que começa a diminuir, os órgãos e as articulações, já não tem mais o mesmo funcionamento e para evitar as perdas aceleradas dessas funções o idoso deve praticar exercícios físicos de forma adequada. (Jaqueline Dias – Portal Educação, 10 de outubro de 2012.)


         Segundo (Casagrande) a partir do momento que a pessoa envelhece, é extremamente importante manter o corpo em atividade, com a pratica de exercícios o idoso melhora as funções do seu organismo, se levar em conta o idoso que pratica exercícios há um outro que leva uma vida ociosa, mostrando maior esforço físico, desenvolvem resistência a doenças e ao stress emocional e ambiental. (Marcelo Casagrande. FC. Unesp. Bauru 2006).

          Segundo Kopiler, a pratica de exercícios físicos na terceira idade não acarreta melhoras só no parte orgânica, como também em seu sistema psicológico, aumentando a autoestima e confiança, que acaba facilitando suas interações sociais. O exercício físico ajuda na melhora dos reflexos osteoarticulares, ainda previne a osteoporose, principalmente nas mulheres.(Daniel Kopiler. Artigo de Revisão – Scielo).

          Envelhecer preocupa a todos, com a chegada ------  , cada pessoa com um ritmo diferente, muitas mesmo estando operante em um bom estado físico,  ocorre perda de lembranças, conhecimentos , já em outras essas alterações pode se acentuar, diante de tudo isso, a pratica de exercícios físicos na terceira idade serve como forma de prevenção e manutenção da qualidade de vida do idoso (Bebert/Jorgeti – Editora Scorticci 1ª Edição 2000).


          O envelhecimento tem se tornado um fenômeno mundial, há estudo que aponta que até 2020 a população de idosos no Brasil chegara a 32 milhões, sendo que o processo de envelhecimento traz consigo algumas modificações como alterações físicas, fisiológicas, psicológicas e social, sem falar no surgimento de doenças crônicas, para minimizar esses tipos de problemas a atividade física tem sido prescrita como uma das atividades importantes para prevenir essas ocorrências nos idosos. (Sheila Tribess/Joir Virtuoso – UFSC. Revisão de Artigo).


         A atividade física tem se tornado um dos principais procedimentos terapêuticos para idosos, principalmente aqueles que apresentam problemas causados pelo sedentarismo que acaba limitando o sujeito, com a patrícia de exercícios físicos sob orientações de um profissional, o idoso pode estar evitando ou prevenindo o sedentarismo (Wilson JACOB FILHO,USP, São Paulo)

         Quando idoso pratica atividades físicas com regularidade, ele tende a ter uma vida saudável durante o seu envelhecimento, sendo que a atividade física não deixa ser estimulada, só no idoso, mas também no adulto de forma geral, para que a pessoa possa entrar na terceira idade com saúde, lembrando que o idoso tem algumas limitações que precisam ser respeitadas, exercícios mais indicados são os aeróbicos, para melhorar as articulações, exercício com peso para estimular a manutenção de força muscular dos seus membros superiores e inferiores, sem falar que a manutenção da atividade física ajuda na prevenção de doenças crônicas, principalmente os cardiovasculares. (Sandra, MALTECHA MASTSUDO, Victor, KEIHAN RODRIGUES  MATSUDO, TuribãoLEITE BARROS NETO, Scilto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com