TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Empresa Schulz

Por:   •  14/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 9

Relatório Schulz

Renan Bertolini – 202011701

[pic 1]

Analisando os indicadores de liquidez, podemos observar que a liquidez corrente >1 nos últimos anos, a qual demonstra folga para uma possível liquidação das obrigações. Partindo para a liquidez seca, observa-se valores >1, indicando que a empresa tem saúde financeira para arcar com obrigações de curto prazo sem muitos problemas. Observando a liquidez imediata <1 nos anos de 2017, 2018, indica uma deficiência na capacidade de pagamento no curtíssimo prazo. Por fim, a liquidez geral apresenta valores <1, indicando a incapacidade da empresa de cumprir suas obrigações no curto prazo, servindo de referência para a maioria dos pagamentos, representando a saúde do caixa. Agora analisando indicador de Capital Circulante Líquido, mostra a folga de recursos do ativo de curto prazo para sanar as dívidas de curto prazo.

[pic 2]

Ambos indicadores listados acima, tem relação com capital de terceiros, a Participação de Capital de Terceiros (PCTRT), indica o quanto do ativo permanente da empresa é financiado pelo seu Patrimônio Líquido, como podemos analisar, nos últimos anos, a schulz apresenta uma média de 0,55. A Composição de Endividamento (CE) é um indicador que mostra a relação entre a dívida de curto  prazo com a dívida total. Partindo para Capital Próprio ao Capital de Terceiros (GCPCT) são recursos externos que as empresas buscam para financiar suas atividades, conforme os valores apresentados nos últimos anos, podemos observar valores crescentes, como indicado no gráfico. Por fim, o Grau de Endividamento, mede a proporção de endividamento da companhia em relação ao total do seu ativo.[pic 3]

[pic 4]

O indicie de imobilização de Patrimônio Líquido indica o quanto do Patrimônio Líquido da empresa está aplicado no Ativo Permanente, ou seja, o quanto do ativo permanente da empresa está financiado pelo seu patrimônio líquido, dessa forma, maior dependência de recursos de terceiros para manutenção dos negócios. Ao se analisar os valores obtidos da Schulz em ambos os anos foram apresentados valores <1, refletindo que os recursos próprios são suficientes para cobrir os investimentos de ativos com imobilizado.

[pic 5]

O prazo médio de receita de vendas, indica o tempo médio que uma empresa leva para receber de seus clientes aquilo que vende para eles, observando os dados dos últimos anos observa-se que a Schulz leva um bom tempo para receber o pagamento de seus clientes. Observando o Prazo médio de pagamento de compras, mostra o tempo que a empresa leva para pagar um produto adquirido de um fornecedor, conforme dados apresentados, o prazo de pagamento de compras é menor que o prazo médio de vendas. O prazo médio de renovação de estoque mostra o tempo médio em dias que a empresa estocará suas mercadorias e por fim o ciclo operacional representando os dias de folga financeira (valor negativo) ou período financiado (valor positivo), onde este último possa nascer financiamentos onerosos (despesas financeiras) para a empresa manter seus negócios.

[pic 6]




[pic 7]


Através dos dados obtidos dos cálculos, podemos observar que em 2019 a empresa apresenta uma situação financeira excelente devido ao elevado nível de liquidez. Já a NCG negativa significa fonte de recursos, onde o passivo cíclico é superior ao ativo cíclico, ou seja, a empresa recebe o pagamento antes de pagar os fornecedores. Já o ST positivo demonstra para a empresa uma folga financeira, pois há recursos do ativo errático aplicados no curto prazo. O modelo proposto possibilitou uma análise econômico-financeira mediante a utilização das demonstrações financeiras dos períodos em estudo, principalmente do Balanço Patrimonial, que para tanto se ressalta a importância desses dados e a consequente reclassificação das contas, necessária ao cálculo das variáveis utilizadas pelo modelo dinâmico.  

[pic 8]

[pic 9]

A margem líquida observada de 2018 e 2019 se manteve em uma média de 8,5%, mostrando o lucro líquido para cada unidade de venda da empresa. Mesmo com o aumento do giro de ativos, o que ajudou a manter uma alavancagem satisfatória.

De 2017 para 2019 houve uma recuperação em relação a margem líquida, devido à queda de 58% de suas despesas financeiras. Em virtude do ROE, entre os anos analisados, o ROE com maior ponto percentual foi de 2019, porém comparando 2018 com 2019, houve um aumento de 2,68% o que é um aumento expressivo de um ano para o outro quando se refere ao ROE.

Partindo para a análise DuPont, o indicador o qual tem maior relevância é a margem líquida, pois este indicie que demonstra o quanto de lucro a empresa está tendo.

Em 2019, houve um aumento de passivos, (tanto circulante como não circulante) de 55%, o que impactou a alavancagem levemente, pois houve também um aumento do patrimônio líquido daquele ano em 5%, que recuperou o índice.

Os indicies de giro de ativo e alavancagem apresenta um percentual grande por potencializar o ROE, pois o giro de ativo é responsável pelo aumento das despesas e redução da margem líquida, pois indica a quantidade de vezes a empresa gira seus ativos e os transforma em investimentos para o negócio (ROA), e a alavancagem aumenta as despesas financeiras e diminui a margem líquida, por capitais de terceiros e sua capacidade de pagamento de juros.

Com a análise do ROE englobando todos os anos, pode-se observar que a empresa focou em aumentar sua alavancagem e alavancagem através de despesas financeiras e isso impactou diretamente em sua margem líquida, reduzindo seu ROE de 2017 e 2018. Já no ano de 2019, o ROE voltou a aumentar e tornou a empresa novamente atraente para os investidores que buscar ROE’s superiores a 15%.

[pic 10]

[pic 11]

O P/L indica a relação entre o valor de mercado de uma empresa (Preço) dividido pelo lucro dos últimos 12 meses (Lucro). Assim, é possível saber o quanto os investidores estão dispostos a pagar por cada R$ 1 de lucro que a empresa tiver.

Analisando dividendos, quanto maior for o DY, maior será o pagamento de dividendos por parte da empresa. Em geral, como o preço das ações dessas empresas não apresentam grande variação, muitos investidores consideram investir em ações que pagam dividendos, enxergando como uma excelente opção de investimento na bolsa a longo prazo justamente por conta desse retorno frequente de pagamento de dividendos.

Ao se observar o lucro líquido por ação, observa-se o valor que corresponde ao lucro por cada ação emitida pela empresa, assim, olhar para o lucro por ação faz mais sentidos para o investidor como um método de comparação de desempenho entre várias empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (592.2 Kb)   docx (144.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com