TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise BP empresa

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

EXERCÍCIOS DE ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

5,6 e 7

Análise do BP5:

Análise do  Ativo Circulante:

% de caixa+banco em relação ao total do AC: 50+50/700= 15%
% de estoque em relação ao total do AC: 79%
Recebíveis LP: 0%

A empresa BP5 tem uma estrutura de ativo circulante mal distribuída, sendo que apenas 15% do AC compõe o caixa+banco,  a empresa  conta com apenas 8% de recebíveis, e possui um estoque que compõe 79% do AC, o que é altíssimo e pode-se considerar que não existem políticas adequadas de compras e vendas.

Calculando o ILG: 700/300= 2,33, ou seja, para cada um real de dívida, ela tem 2,33 de AC. O que está bom, desde que consiga vender seu estoque.

Calculando o ILS: 700-550/300= 0,5, o que indica que para cada 1 real em PC, ela tem apenas 0,5 reais em ativos disponíveis ou recebíveis para pagar. A liquidez seca serve para verificar a tendência financeira da empresa em cumprir ou não com as suas obrigações a curto prazo, mas desconsiderando os seus estoques, pois estes são obsoletos e não representam a realidade dos saldos representados no BP. No caso da empresa BP5, ela não conseguirá cumprir com suas obrigações a curto prazo.

Calculando o IC: 100/300=0,33  Considerando o índice de caixa, que é composto pelas contas Caixa e Banco, a empresa apresenta o índice 0,33. Isto significa que para cada 1 real de PC, a empresa possui 0,33 reais de disponibilidade, indicando que ela terá que descontar duplicatas.

A relação de AC e Ativo não Circulante:
 700/300=2,33, ou seja,capacidade de geração de  2,33 reais de AC para cada 1 real de Ativo Não Circulante. Não sabemos por certo qual o setor desta empresa, mas apesar do bom índice, 66% do Ativo Não Circulante desta empresa está concentrada em instalações, o que não é um gerador de riquezas. Se for uma empresa do setor da indústria, ela não pode ser considerada uma boa geradora de riquezas, pois apenas 27% do seu Ativo Não Circulante é composto por máquinas/equipamento.

O Ativo Não Circulante na BP5, representa 43% apenas do Passivo Não Circulante + PL, indicando que há uma reserva de recursos próprios para outros investimentos.

Capital de Giro:  PL- Ativo Não Circulante= 600-300=300=50%

Passivo Circulante:

Observando o PC da empresa BP5, observa-se que:
57% são fornecedores, portanto é uma empresa focada na produção;
27% são salários, o que está acima do normal;
7% são impostos; e
10% são despesas, que também estão acima da média.
Conclusão: Em relação ao índice de fornecedores está bom, pois é um gerador de riquezas para a indústria da produção. O índice de salários, apesar de também ser um gerador de riquezas, está acima da média e medidas devem ser tomadas. Assim como as despesas, pois estão acima da média e devem ser controladas o máximo possível.

Passivo Não Circulante+PL:

A estrutura de capital do Passivo Não Circulante apresenta 14% do seu total em ELP e 86% do seu total é capital social, ou seja, 86% é dinheiro dos sócios.

IELP= 100/600= 0,16
Ou seja, para cada um real dos sócios, ela tem apenas 0,16 para pagar em empréstimos. A empresa tem baixa dívida com terceiros.

Análise do BP6:

Análise do Ativo Circulante:

% Caixa+banco em relação ao total do AC= 77%
%  Recebíveis: 10%
% Estoques: 13%

A empresa BP6 tem uma estrutura de AC muito bem distribuída, com a maior parte do valor em caixa+banco , e pouco estoque, o que indica que esta empresa gerencia bem suas políticas de compra e venda. Porém, ao calcular o ILG, vemos que:
ILG= AC/PC=300/700= 0,43,
ou seja, para cada 1 real de PC, a empresa possui 0,43 de AC, o que indica que a empresa não terá condições de cumprir com suas obrigações, apesar de a maior parte do AC estar concentrada no banco+caixa, e ter um estoque baixo.
Ao calcular o ILS, teremos a seguinte informação:
ILS= 300-40/700=0,38,
com esse índice, podemos dizer que para cada 1 real de PC, ela tem 0,38 reais em ativos disponíveis ou recebíveis para pagar. Isso conclui que esta empresa não está tendo capacidade de pagamento a curto prazo.
Ao calcular o IC, vejamos a seguir:
IC= 230/300=0,76,
a empresa apresenta um índice abaixo do ideal, isso significa que para cada 1 real de PC, a empresa possui 0,76 de disponibilidade. Se o índice for menos que 1, a empresa terá que descontar duplicata.

A relação de AC e Ativo Não Circulante:

Considerando a relação de AC e Ativo Não Circulante, a empresa não é uma boa geradora de riquezas, sendo que tem capacidade de geração de apenas 0,43 reais de AC para cada 1 real de Ativo Não Circulante. Isto deve-se ao fato de que 72% do Ativo Não Circulante esta concentrado em instalações, uma conta que não gera riquezas, e apenas 15% está concentrado em máquinas/equipamento, os geradores de riquezas.Um investimento alto demais no Ativo Não Circulante, reduz a lucratividade. (Levando em conta o fato que não sabemos o setor atuante desta empresa)

O Ativo Não Circulante na BP5, representa 233% do Passivo Não Circulante + PL, indicando que não há uma reserva de recursos próprios para outros investimentos.

Capital de Giro: -650

Passivo Circulante:

Como o maior número é de fornecedores, 82%, tudo indica que é uma empresa do setor da indústria. Considerando o PC da BP5, observa-se também que:
12% do PC são salários, que está dentro do normal;
3% são gastos com impostos;
5% são salários, outra despesa que está bem contida.
Em geral, pode-se considerar uma estrutura razoável, sendo seu maior gasto com uma geradora de riquezas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com