TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Econômica Feira da Banana

Por:   •  24/8/2016  •  Abstract  •  2.672 Palavras (11 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Economia e Administração Agroalimentar

Análise Econômica na Feira da Banana

Manaus, AM

2015[pic 2]

[pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Discentes: Brendo Pablo – 21352366

                  Cássio Daniel - 21353066

                  Jocélia Pinheiro – 21353064

                  Lucas Girão – 21455655

Economia e Administração Agroalimentar

Análise Econômica na Feira da Banana

Manaus, AM

2015[pic 4]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

Análise econômica na Feira da Banana ( Produto: banana)        

1-        Histórico        

2-        Localização        

3-        Descrição do produto comercializado        

4-        Quadro Funcional        

5-        Processo produtivo        

6-        Croqui do sistema produtivo        

7-        Mercado produtivo e produtos concorrentes        

8-        Descrição da clientela da empresa        

9-        Análise econômica        

10-        Principais problemas que a empresa enfrenta        

11-        Sugestões para resolução dos problemas        

CONCLUSÃO        

ANEXOS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

INTRODUÇÃO

  A pesquisa para a análise econômica foi realizada na Feira da Banana que é um alimento altamente apreciado por pessoas de todas as classes e de qualquer idade, que a consomem in natura, frita, assada, cozida, em calda, em doces caseiros ou em produtos industrializados. As frutas são de grande importância em todo o mundo, no que se refere aos aspectos social, econômico e alimentar. A feira tem um total de 130 barracas de Banana Prata, pacovã, maça que são comercializados todos os dias, recebem caminhões que abastecem todos os feirantes, e eles pagam uma taxa no valor que variam entre 50, 100 para manutenção e limpeza da feira, valor que é pago todo fim de semana.

Análise econômica na Feira da Banana ( Produto: banana)

  1. Histórico

A Feira da Banana fica nas proximidades da Manaus Moderna, e iniciou-se quando o Mercado Municipal Adolpho Lisboa começou a ficar pequeno para a comercialização dos produtos vindos do interior do Estado, nisso, alguns comerciantes resolveram montar suas barracas no local, iniciando assim a conhecida Feira da Banana.

Com o tempo, a Prefeitura de Manaus fez uma intervenção, construindo uma grande área coberta, dando maiores condições de trabalho para os pequenos comerciantes, fornecendo comodidade para os compradores.

A feira passou a diversificar a oferta de produtos, mas, continuando com o carro chefe a venda de banana. Pode-se encontrar por lá: atacadistas de tomates, laranjas, cebolas, batatas portuguesas, tucumãs, pupunhas, poupas de frutas, etc.

Existem alguns comerciantes que possuem câmaras frigorificas, com a grande maioria formada por goianos, comercializam frutas, legumes e verduras. Há também um pequeno restaurante, especializado em sopas de carne e mocotó e do tradicional peixe frito.

Hoje em dia a feira é formada por 130 barracas de Banana Prata, pacova, maça que são comercializados todos os dias.        

  1. Localização

 A Feira da Banana fica localizada, na Rua Barão de São Domingos, Manaus Moderna.

Bairro Centro;

Número: 268;

CEP:69005010;

Tel. para contato:3633-4122.

  1. Descrição do produto comercializado

Na Feira da Banana são comercializados diversos produtos, porém, o produto foco do trabalho realizado é a banana.

A banana é apreciada por pessoas de todas as classes e de qualquer idade, que a consomem in natura, frita, assada, cozida, em calda, em doces caseiros ou em produtos industrializados. Na feira se comercializa a banana prata, pacova e a banana maça.

As bananas são fontes apreciável de Vitamina A, Vitamina C, fibras e potássio.

O consumo da banana pode trazer benefícios a saúde humana, pois apresenta um aspecto nutricional alto, trazendo diversos benefícios, dentre eles:

  • Auxilio no tratamento de anemias: Contendo quantidades significativas de ferro, a banana estimula a produção de hemoglobina no sangue.
  • Capacidade Mental: Pesquisas afirmam que frutas com alto teor de potássio ajudam os alunos a aprender e manter-se mais alerta.
  • Depressão: A banana contém “trypotophan”, uma proteína que é convertida em seratonina no organismo reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem estar.
  • Ressaca: A banana acalma o estômago, e tomar uma vitamina com banana, leite e mel durante a ressaca, faz com que se eleve o baixo nível de açúcar, enquanto o leite suaviza e re-hidrata o sistema.
  • Úlcera: usada na dieta diária contra desordens intestinais, é a única fruta crua que pode ser consumida sem desgastes em casos de úlcera crônica. Também neutralia a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.
  • Sistema nervoso: por ser rica em vitaminas do complexo B ( B1,B2,B6 E B12) essa fruta auxilia  diretamente o sistema nervo.
  • Recuperação muscular: a banana sempre foi famosa por ajudar a evitar as câimbras. Isso acontece porque esta fruta contém magnésio, que ajuda a relaxar os músculos, a transportar energia e também auxilia a síntese de proteínas.

  1. Quadro Funcional

De acordo com a administração da Feira Manaus Moderna, a Feira da Banana possui 130 permissionários com três funcionários cada.

A Feira da Banana está sendo administrada por uma comissão gestora formada por feirantes e gestores do próprio local.

  1. Processo produtivo

Segundo especialistas, a Feira da Banana compra 85% de toda a produção de banana de Boa Vista/Roraima. Diariamente chegam caminhões com toneladas de Bananas, o que exige muita experiência e habilidade na descarga, um trabalho duro e com alto risco de acidentes de trabalho.além de Roraima, os estados de Santarém (SA), Acre (AC), Rio Branco E Porto Velho também abastecem a feira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (689.1 Kb)   docx (813.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com