TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Normativa

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

Análise normativa: é uma análise que interpreta algo como deveria ser, com juízo de valor, sendo assim uma análise prescritiva, sendo o economista um político.

Exemplo: O preço da gasolina não deve subir

Análise positiva: é uma análise que interpreta algo como ela realmente é, carregando valores da sociedade, sendo assim descritiva, e o economista comporta-se como cientista.

 Exemplo: Quando o preço de um serviço aumenta, a tendência é que se procure menos por esse serviço.

Custo de oportunidade: indica um beneficio perdido por causa de uma escolha, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada.

 Exemplo: Acordar as 8 da manhã e estudar até meio dia ou acordar ao meio dia, o tempo adicional de estudo e descanso é chamado custo de oportunidade.

Eficiência: é a propriedade da sociedade em obter o máximo possível de recursos escassos se obtendo melhor resultado de forma otimizada e com menos gastos.

Exemplo: quando um empresário consegue produzir a mesma quantidade de bens, com um número menor de funcionários, devido à aquisição de uma nova máquina.

Escassez: é a falta de um bem ou serviço em relação à sua necessidade. É a diferença entre a quantidade demandada e o montante oferecido no mercado.

 Exemplo: a compra de ferro ser maior que sua oferta no mercado.

Exportação: exportação é uma atividade comercial que envolve a saída de bens, produtos e serviços do país de origem, podendo envolver vendas ou não, no caso de doações. Exemplo: produzir soja no Brasil e vende-la para a China.

Externalidade: as externalidades são os efeitos colaterais de ações de alguém que afetam pessoas que não tem relação com elas, uma pessoa que afeta um meio. Exemplo: Poluição de uma fábrica que afeta a saúde dos moradores da região.

Falha de mercado: é quando um mercado não consegue, por conta própria e sem regulamentação do estado, destinar recursos de forma eficiente do ponto de vista social. Exemplo: A quebra das indústrias após a crise de 29.

Fronteira de possibilidade de produção: ela ilustra graficamente a escassez dos fatores da produção, assim criando um limite para a capacidade de produção de um país, sociedade ou empresa. Exemplo: nos mostra todas as possibilidades possíveis entre um plantio de milho e soja quando todos os recursos disponíveis estão sendo utilizados.

Importação: Importação é a entrada de produtos produzidos no exterior que são trazidos para dentro do país, sendo fruto de compra ou de doação. Exemplo: a compra de combustíveis de outros países.

Incentivo: é um estimulo que se oferece a uma pessoa, empresa ou setor com o intuito de melhorar a produção e aumentar o rendimento. Exemplo: incentivo em dinheiro para que o trabalhador alcance a determinada meta de venda.

Inflação: é um aumento generalizado e persistente no valor dos preços, dividida em inflação de demanda (excesso de demanda agregada em relação à produção disponível) e inflação de custos (associada à inflação de oferta, quando os preços aumentam e o nível da demanda fica estático)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (277.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com