TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme "Tempos modernos"

Resenha: Análise do filme "Tempos modernos". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Resenha  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 4

sistema social e pelas demandas de ordem biológica.

Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e auto-realização.

Tempos modernos

Podemos apontar grades diferenças e semelhanças com o que estamos vivendo nos dias de hoje, por exemplo; o stress do trabalho esta tomando conta das pessoas com uma serie de problemas psicológicos.

No entanto na revolução industrial as pessoas não tinham direitos garantidos por lei, elas eram tratadas como um “objeto” que realmente importava era lucro. Além disso, o filme retrata com muita propriedade à realidade da época, por exemplo; os trabalhadores não poderiam almoçar em horário de expediente, por que mostrava um grande prejuízo para empresa.

O trabalhador também enfrentava uma carga horária de trabalho absurda, sendo praticamente a diferença do ontem e do hoje. Podemos assim, ressaltar serias criticas ao fator stress, bem elucidado pelo personagem principal. Onde se os salários fossem melhorados e a diminuição de carga horaria efetivada de fato, melhoraria tanto na época quanto hoje a qualidade vida do trabalhador.

A semelhança com os dias de atuais é que o prejudicado é ainda o trabalhador que faz tudo para receber seu salario de uma forma digna, mas o operário trabalha muito para produzir um carro ou ate mesmo um eletrodoméstico ou outro bem ou serviço que seja, mas em muitos momentos não consegue comprar nenhum desses com o salario que ganha todo o mês.

Assim podemos ressaltar que a tecnologia esta voltada às buscas de grandes inovações nos dias atuais para os trabalhadores produzirem mais em menos tempos, porem o lucro em muitas empresas continuam ainda acima da vida.

Portanto o filme nos mostra que os empresários apresentavam uma grande tecnologia que fosse usada pelos operários para suas refeições colocando em pratica um robô, para diminuir o tempo de almoço refeições economizando no tempo e utilizar o tempo economizado para voltar para o expediente e tendo uma oportunidade de aumentar a produtividade e consequentemente o lucro.

A semelhança dos dias atuais com o daquela época é grande afinal mesmo tendo leis trabalhistas ainda vemos constantemente trabalhadores adquirirem LER que são lesões por esforços repetitivos, stress por causa da correria diária, problemas auditivos por causa da poluição sonora, os desempregos causado pela oferta da mão de obra mais em conta, dentro inúmeros outros problema de saúde ou social que ainda ocorrem com frequência.

Portanto o stress da época do filme, não fica muito longe da realidade de hoje, mas umas das diferenças é que hoje podemos contar com muitos maquinários mais avançados que antigamente devido a evolução da tecnologia, assim facilitando o serviços em certos pontos. Mas em relação ao stress ainda vivemos um tempo muito mais “estressantes” pelo fato das empresas exigirem mais do que antigamente, fazendo com que as pessoas trabalhem não somente para aumentar a produção trabalhando como maquinas, com serviços repetitivos durante a jornada de trabalho, mas também fazendo com que os funcionários mantenham uma competitividade entre os próprios para alcançar, por exemplo, um salario maior, ser o mais rápido para manter seu lugar na empresa, entre outros fatos.

Principio da divisão de trabalho na padaria Q- PÃO

(Colocar uma citação do livro, que faz referencia a escola clássica da administração Taylor)

Na padaria Q Pão em sua atual situação todos os funcionários acabam fazendo tudo o que é necessário, mas aos mesmos tempos não fazem nada, assim é preciso entender que as divisões do trabalho são importantes, para que seja possível atender as demandas atuais e futuras, com qualidade e eficiência.

Outro ponto a se atentar que a buscar a eficiência no que se é produzido é necessária, portanto buscar fazer as tarefas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforço, uma maneira de fazer isso é buscar ter uma previsão do que será necessário produzir, para que uma programação previa seja feita.

Assim percebermos que para a padaria Q-PÃO,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com