TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre o filme Tempos Modernos

Resenha: Relatório sobre o filme Tempos Modernos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  1.477 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório sobre o filme Tempos Modernos

Charles Chaplin foi diretor, escritor e ator principal deste filme o qual trata de maneira cômica uma realidade totalmente cruel. O filme é uma crítica ácida aos tempos da Revolução Industrial, no qual as máquinas tiravam o emprego dos funcionários e quando haviam funcionários, estes eram apenas méros coadjuvantes.

O filme de Charles Chaplin – Tempos Modernos – retrata uma época inversamente paralela aos padrões de gestão de pessoas da atualidade. Chaplin mais que demonstra a situação do empregado daquela época em seu filme, ele revela com minuciosos detalhes a brutal junção do homem e a máquina nos anos 30. As organizações daquele período não tinham foco nas pessoas e sim nas tarefas, os empregados realizam uma longa jornada de trabalho diária sem benefícios e uma remuneração não condizente ao serviço prestado, desproporcionando assim o bem-estar e a qualidade de vida dos empregados. Assim, a Administração de Pessoal (como ficou conhecida nos anos 30) tinha a função básica de recrutar e selecionar as pessoas, sem levar em conta a orientação, treinamento e a pós-seleção para a inserção na instituição.A industrialização estava preocupada em crescer e desenvolver máquinas, esquecendo o importante papel de valorizar o trabalho do ser humano, que prestava uma mão de obra importante para seu desenvolvimento e crescimento.O capitalismo sabia que as pessoas precisavam de emprego, por isso exploravam o seu trabalho e não lhes dava nenhum outro beneficio a não ser o trabalho excessivo trabalhando além de sua capacidade, como por exemplo, que o mesmo trabalhasse na velocidade em que as máquinas estavam trabalhando.Os chefes na época hoje representados pelo líder ficavam a frente das câmeras, mas não era para segurança pessoal ou da empresa, mas para “vigiar” os funcionários.

Assim podemos imaginar que nos anos 30 não havia uma área de Recursos Humanos bem estruturada e alinhada como as de nossa atualidade. Hoje as preocupações são maiores e o foco no bem-estar de seu colaborador é maior, e sem contar as jornadas de trabalho que são menores e com maiores benefícios que antes não existiam. As políticas que são estabelecidas quando se tratam das pessoas, na maioria dos casos, as instituições tentam envolver seus colaboradores para que tal política seja realmente aplicada e, consequentemente, benéfica a elas.

Antigamente os gestores (gerentes, supervisores, chefes de setor, entre outros) eram somente responsáveis pela sua atividade não interessando gerir as pessoas com quem eles formavam seus grupos, interessando-lhes somente ordenar demandas e mais demandas e se estavam fazendo certo ou errado a produção de tal bem.

Presentemente temos essa realidade diferente, porque todo e qualquer gestor de qualquer seção ou departamento é também um gestor de pessoas, pois com as ocorrências e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com