TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise microeconômica

Tese: Análise microeconômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Tese  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

Capitulo 4

1. Qual o papel dos preços relativos na analise microeconômica?

Os preços relativos têm papel fundamental, pois a escolha dos agentes econômicos é baseada nas diferenças de preços dos bens (os preços relativos entre os diferentes bens e serviços) e não nos preços absolutos. Sendo aos preços relativos à relação estabelecida entre pares de preços importantes em uma economia com a finalidade de avaliar sua evolução no tempo. Assim, sua importância se da no intuito de verificar como uma criação dos preços dos bens tende a afetar o consumo dos mesmos pelas famílias ou, com esta variação o quanto de um bem a família deixa de consumir para consumir de outro bem. Na análise microeconômica, são mais relevantes os preços relativos, do que os preços absolutos das mercadorias. Pois mesmo que não ocorra alteração no preço absoluto de um dado bem x, seu preço relativo sofre alteração se, pré, dado que o bem a sua volta modifique seu preço. O preço absoluto é a quantidade de moeda necessária para se obter uma unidade de um bem, ou seja, é o valor expresso em moeda. O preço relativo exige que se considere dois preços absolutos, uma vez que é definido como um quociente.

2. O estabelecimento comercial pode ser conceituado sob duas óticas: a econômica e a jurídica. Explique cada uma delas.

Para a Economia, empresa ou estabelecimento comercial é a combinação dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia, de tal modo organizado para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo. Para a doutrina jurídica, reconhece-se o estabelecimento como uma universalidade de direito, incluindo-se na atividade econômica um complexo de relações jurídicas entre o empresário e a empresa.

O empresário é, assim, o sujeito da atividade econômica, e o objeto é constituído pelo estabelecimento, que é o complexo de bens corpóreos e incorpóreos utilizados no processo produtivo. A empresa, nesse contexto, é o complexo de relações jurídicas que unem o sujeito ao objeto da atividade econômica.

3. No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?

Para analisar um mercado específico, a Microeconomia se vale da hipótese de que “tudo o mais permanece constante” (em latim coeteris paribus). O foco de estudo é dirigido apenas àquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco, ou que não interfiram de maneira absoluta.

Assim, Adotando a hipótese do (coeteris Paribus), torna-se possível o estudo de determinado mercado, silenciando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos consumidores particular mercado, impedimento de outros fatores, que estão em outros mercados, podem influenciá-los. Deve-se salientar que, se a teoria microeconômica não é um manual de técnicas para a tomada de decisão do dia a dia, mesmo assim ela representa uma ferramenta útil para estabelecer políticas e estratégias, dentro de um horizonte de planejamento, tanto para empresas como para políticas econômicas. A análise pode começar com um simples modelo que propõe uma hipótese de uma variável a ser explicada por outra variável. Com frequência uma hipótese

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com