TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de biotecnologias no agronegócio

Artigo: Aplicação de biotecnologias no agronegócio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Artigo  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Uma parte considerável das empresas de biotecnologia no mercado de agronegócios produz e comercializa sementes melhoradas e conta com a participação das grandes empresas multinacionais, como Monsanto e Dupont. Mas também existem empresas que atuam em outros segmentos, como a produção de mudas e matrizes e a produção de inoculastes e de controle biológico.

A aplicação das biotecnologias nos agronegócios inclui tanto o domínio das grandes empresas multinacionais no setor vegetal e de insumos químicos quanto oportunidades para o fortalecimento de atividades autônomas nas áreas animal e de bioinformática.

As biotecnologias são potencialmente decisivas para a futura competitividade dos agronegócios porque prometem transformar as atuais condições de produção, ao reduzir custos, poupar insumos e aumentar a capacidade de adaptação das culturas a ambientes inóspitos. São também a base de inovações de produtos a partir da manipulação genética e os instrumentos de identificação e valorização de novos princípios ativos – fator crucial para o Brasil, dada sua biodiversidade.

A biotecnologia é uma ferramenta tecnológica adicional para a agricultura. Ela impulsiona o crescimento do agronegócio nos países onde já são produzidos alimentos através dessa técnica e têm exercido um papel importante para aumentar a produtividade e atender a demanda por alimentos de uma população em contínuo crescimento. Aliás, em qualquer setor da economia, o que alavanca a competitividade das empresas é a tecnologia. É a tecnologia que reduz os custos, aumentando a qualidade e a produtividade, e coloca os produtos ao alcance do gosto e do bolso do consumidor de dentro e de fora do país.

Embora o agronegócio seja imprescindível ao desenvolvimento nacional, inclusive no que concerne à geração de empregos, rendas e tributos, entendo que há uma ampla margem para o seu aperfeiçoamento. O aperfeiçoamento do agronegócio passa pelo desenvolvimento de pesquisa tecnológica para aumento de produtividade e pela recuperação das áreas atualmente degradadas. Enquanto o agronegócio apresenta forte expansão ao longo das últimas décadas, a pesquisa em biotecnologia ainda carece de recursos para capacitação de cientistas, desenvolvimento de linhas de pesquisa, implantação dos necessários laboratórios de ponta e de um marco legal que possa alavancar a atividade. O agronegócio é dinâmico e agressivo ao passo que a pesquisa biotecnológica ainda é lenta. Pesquisa e agronegócio são duas faces de uma mesma moeda e não há lógica em incentivar um segmento em detrimento do outro. Acredito que ambos, agronegócio e pesquisa, deveriam buscar maior sinergia ampliando uma parceria notória em outros países ricos. Caso não ocorra um esforço concreto em favor da pesquisa de ponta nesse país nosso agronegócio estará condenado ao marasmo e decadência a médio prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com