TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila Estrutura e Processos Organizacionais

Por:   •  18/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Estrutura e Processos Organizacionais

Módulo: 5º

Aluno: Pâmela Avila Graciano

Turma: ONL018EA-PROGC11T1

Tarefa: Atividade Individual

Pesquisa in loco

McDonald’s

Burguer King

Restaurante familiar

metas da organização (rapidez, atendimento, clima, etc.) 

Qualidade, padronização, rapidez e eficiência        

Qualidade, padronização, Rentabilidade e visibilidade nacional.

Qualidade, rapidez,  eficiência e preço.

estrutura de autoridade

O gerente da unidade é responsável pelo controle de todos os procedimentos, e constante fiscalização das atividades dos funcionários. Com estrutura linear.

O gerente da unidade é  responsável pelo controle de todos os procedimentos. Com estrutura linear.

O gestor é o dono do restaurante. Com estrutura linear.

estrutura da organização (mecanicista, orgânica)

Modelo de estrutura de organização mecanicista, com departamentalização, cadeia de comando clara, entralização e alta formalização.

Modelo de estrutura de organização mecanicista, com departamentalização, cadeia de comando clara, entralização e alta formalização.

Modelo de estrutura de organização orgânica, com equipes multifuncionais, livre fluxo de informação, descentralização e baixa formalização.

trabalho em equipe ou individual (as pessoas trabalham juntas ou

sozinhas?)

O trabalho é realizado individualmente em cada setor, porém para o adingimento da meta da companhia, é necessário trabalho em conjunto.

O trabalho é realizado individualmente em cada setor, porém para o adingimento da meta da companhia, é necessário trabalho em conjunto. A empresa adota o sistema meritocrástico.

Trabalho predominantemente  individual, devido ao número baixo de funcionários.

interdependência (até que ponto os empregados dependem uns dos outros nas suas tarefas?)

Existe dependência para executar do fluxo da produção ao atendimento.  

Existe dependência para executar do fluxo da produção ao atendimento.  

Há muito pouca dependência, normalmente cada funcionário é responsável pelo serviço do inicio ao fim, seja na preparação ou caixa.

tarefas (rotineiras ou não rotineiras)

Não rotineiras, alternando diariamente as funções.

Não rotineiras, alternando diariamente e acumulo de funções.

Rotineiras

especialização dos empregados nas tarefas

Não, todos os funcionários são treinados para desempenhar qualquer função.

Não, todos os funcionários são treinados para desempenhar qualquer função.

Desejavel, como capacitações para cozinheiro, auxiliar de cozinha, atendimento, entre outras.

padronização (até que ponto as tarefas e os produtos são variados?)

Padronização rígida de procedimentos, fornecedores e produtos.

Padronização rígida de procedimentos, fornecedores e produtos.

Existe uma tentativa de padronização e produtos e distruibuidores, de acordo com a qualidade e preços. Em relação à procedimentos, há pouca preocupação na padronização.

habilidade exigida (técnica, social)

Não requer habilidades específicas.

Não requer habilidades específicas.

Requer habilidades técnicas para área atuante, como para cozinheiro, auxiliar de cozinha, atendimento, entre outras.

tomada de decisões (centralizada/descentralizada)

Centralizada, pelos gerentes.

Centralizada, pelos gerentes.

Centralizada, pelo proprietário do estabelecimento.

Avaliação dos dados

Questão 1

Considerando o posicionamento estratégico dos restaurantes pesquisados (as suas metas, os seus objetivos e a sua identidade organizacional), disserte, analisando criticamente, se considera adequada a estrutura e os processos locais observados.

Mc Donalds

Missão: Servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária.

Visão: Duplicar o valor da companhia, ampliando a liderança em cada um dos mercados.

Valores: Oferecemos Qualidade, Serviço e Limpeza aos nossos Clientes; Incentivamos o Espírito Empreendedor; Temos um forte compromisso com a nossa Gente; Maximizamos a Rentabilidade das nossas operações; Operamos um negócio em um ambiente Ético e Responsável; Contribuímos com o desenvolvimento das Comunidades nas quais atuamos.

O grande objetivo da companhia é ser a marca de fast food referência, em relação à qualidade, segurança, rapidez e eficiência, e assim maximizando seus lucros. Acredito que estão desenvolvendo bem esse papel, mudando as estratégias conservadoras, escutado e adaptando-se às solicitações dos novos clientes. É possível ver em algumas unidades a disponibilidade de totens de atendimento automatico e tablets no caixa de atendimento disponíveis para consulta, além de entregas via aplicativos, e aumento do portifólio de produtos com sanduiche premium, saladas e inclusive iogurtes.

Burger King

Missão: "Ser a mais prazerosa experiência de alimentação."

Visão: "Ser a marca de fast food preferida, mais rentável, com pessoas talentosas e forte presença nacional." 

Valores: Meritocracia; Foco no Cliente; Visão de Dono; Alegria; Ética; Simplicidade.

O objetivo principal da empresa é igual à de qualquer uma, maximixar seus lucros, porém sendo “a marca de fast food preferida, mais rentável, com pessoas talentosas e forte presença nacional.” Recentemente a companhia realizou Downsizing, remodelando a sua estrutura, eliminando os processos desnecessários, otimizando funções e valorizando colaboradores. Com isso, a empresa investiu fortemente em marketing, benefícios como bebida livre, e entregas através de aplicativos. Assim, crescendo o numero de franquias no Brasil.

Restaurante Familiar

Objetivo: oferecer qualidade, ambiente agradavel, rapidez, limpeza e preço justo aos clientes da região, favorecendo assim a maximização dos lucros.

Diante dos processos locais observados, acredito que o restaurante atende aos objetivos propostos, mas com uma alteração na estrutura, aumento do quadro de colaboradores, como contratação de nutricionista e gerente e padronização de procedimentos, aumentaria a qualidade do serviço ofertado e consequentemente atrairia um maior público, de regiões vizinhas.

Questão 2

Se você fizesse parte de uma consultoria indicada para melhorar as operações das organizações pesquisadas, que recomendações você faria a cada uma delas? Embase a sua resposta em suas observações e na teoria da disciplina.

Considerando ficticiamente uma consultoria nos três restaurantes visitados, sugeriria as seguntes reestruturações:

- Mc Donalds e Burger King: Revisão da estrutura de autoridade para funcional, com gerencias e colaboradores especializados por áreas, de acordo com desempenhos e identificações com funções, para favorecer satisfações. Maior amplitude de controle e autonomia pela gerencia, com sistema descentralizado, e oferecer espaço para ideias e sugestões dos colaboradores, favorecendo a satisfação de seus colaboradores. Oferecer, além de treinamentos e prodecimentos padronizados, capacitações e especializações para seus colaboradores, com o objetivo de aumentar a produtividade; 

- Restaurante familiar: Adaptação da estrutura da empresa, de acordo com os objetivos traçados pelos proprietários. Implantação de padronizações de procedimentos, atividades, fornecedores e produtos, a fim de garantir qualidade e promover satisfação aos clientes. Promover capacitações e especializações para seus colaboradores, com o objetivo de aumentar a produtividade.

Referências bibliográficas

BITTENCOURT. Como funciona o treinamento da rede no Burger King? Inteligencia em redes de negócios. Disponível em: https://www.bittencourtconsultoria.com.br/noticias-mais/como-funciona-o-treinamento-da-rede-no-burger-king-html/ Acesso em 19 nov. 2018

BURGUER KING CORPORATION. Sobre o BK. Disponível em:  http://www.burgerking.com.br Acesso em 19 nov. 2018

MC DONALD’S. A McDonald’s Institucional. Disponível em: https://www.mcdonalds.pt/mcdonalds/missao-valores/ Acesso em 19 nov. 2018

SALOMÃO, K. Com tecnologia, McDonalds muda jeito de treinar e atender. Exame. 2016. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/com-tecnologia-mcdonalds-muda-jeito-de-treinar-e-atender/ Acesso em: 18 nov. 2018

MATTOS, D. Mcdonalds anuncia novo posicionamento. Design Culture. Disponível em:https://designculture.com.br/mcdonalds-anuncia-novo-posicionamento. Acesso em: 17 nov. 2018

RIEGEL, V. O trabalho dentro da loja de McDonald´s: regimes de visibilidade que revelam a imaterialidade da produção. Liinc em Revista, v.6, n.1, Rio de Janeiro, p. 39-51, 2010.

FONTENELLE, I A. O nome da marca: McDonald’s, fetichismo e cultura descartável. Boitempo. São Paulo:, 2002.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (213.7 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com