TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquicultura nas regioes brasileiras

Por:   •  1/6/2017  •  Seminário  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

“A pesca baseia-se na retirada de recursos pesqueiros do ambiente natural. Já a aquicultura é baseada no cultivo de organismos aquáticos geralmente em um espaço confinado e controlado.” – definição da EMBRAPA

A aquicultura brasileira conta com seis principais produtos, sendo eles: peixes de água doce, camarões marinhos, moluscos, ostras, camarões gigantes de água doce e rãs. Dentre esses pode-se destacar os peixes de água doce, cultivados em todos os estados do país, representam 4/5 da produção total.

No Norte a aquicultura era desvalorizada devido à facilidade encontrada nos recursos pesqueiros. Contudo, na década de 80 uma ação governamental, visando o desenvolvimento daquela, fomentou esse mercado. A atividade se consolidou, já que a região apresenta recursos valoráveis, como abundância de água doce e diversidade aquática.

No Centro-Oeste, a maioria da produção é de peixes nativos, este fato pode ser explicado pelo bioma encontrado na área, o Pantanal (considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta). Graças à diversidade do pântano, o potencial de expansão do cultivo aquícola na região é promissor.

No Sudeste o cultivo abrange espécies nativas e exóticas, na maioria dos casos realizado em pequenas propriedades de forma semi-intensiva ou intensiva. Embora o clima e o relevo da região permitam a diversificação da produção, moluscos e crustáceos recebem certa notoriedade. A maior parte do que é produzido é destinado a restaurantes e hotéis.

No Sul a atividade se ramifica em duas principais vertentes: Policultivo de carpas e cultivo semi-intensivo de tilápia. Atenta-se também para o cultivo de moluscos em Santa Catarina. Esta é responsável pela produção anual de 11.000 toneladas de mexilhão.

No Nordeste todos os sistemas de cultivo são usados. Porém, destaca-se o semi-intesivo com o setor da carcinicultura marinha (técnica de criação de camarões em viveiros). Além de o mercado da região ser propício ao desenvolvido aquícola, o clima e a grande extensão territorial conferem longevidade a aquicultura.

Bibliografia:

https://www.embrapa.br/tema-pesca-e-aquicultura

http://www.panoramadaaquicultura.com.br/paginas/Revistas/76/brasil.asp

http://www.mma.gov.br/biomas/pantanal

https://pt.wikipedia.org

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com