TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Forças Produtivas e Relações Sociais de Produção

Por:   •  22/10/2019  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Oeste Do Pará - UFOPA

Instituto de Ciências da Sociedade – ICS

Economia Política

Santarém – 2013

Modo de Produção é a maneira que se produz bens e serviços, para suprir as necessidades da sociedade. Consiste na junção das Forças Produtivas e Relações Sociais de Produção.

A Força Produtiva é as força natural apropriada pelo ser humano. Está dividida em: Objeto de trabalho, instrumentos de trabalho e força de trabalho. O Objeto de trabalho é a matéria retirada de seu estado natural e que será submetida ao processo de transformação. O instrumento de trabalho é todo o meio que facilita a transformação e a junção deste com os elementos auxiliares chama-se, Meio de Trabalho, que unido ao objeto de trabalho forma o Meio de Produção. E a força de trabalho é a capacidade física e intelectual de trabalho do ser humano.

As Relações sociais de Produção são as relações estabelecidas entre a os indivíduos durante o processo produtivo. O modo de produção ao longo da história esteve presente nas mais diversas sociedades, dentre as mais comuns destacam-se Comunal Primitivo, escravista, Feudal, capitalista e comunista, sendo que Capitalista, escravista e Feudal eram baseadas na exploração e subordinação, Comunal primitivo e comunista baseiam-se na ajuda mútua e colaboração.

Cada sociedade tem sua forma própria de produção, que estão em constante mudança que com o tempo pode acarretar rupturas nos modos de produção que é responsável pelo surgimento dos modos de produção acima citados. E podem existir em diferentes épocas como o modo escravista que esteve presente na Grécia antiga e ressurgiu na América entre os séculos XVI e XIX.

Portanto modo de produção é a união insolúvel entre as Forças Produtivas e as Relações sociais de Produção e estabelecem uma ligação consensual, se um muda o outro mesmo que lentamente também muda.

Referencias

HUNT, E. K.; História do pensamento Econômico; pag. 25 a 43.

SANTOS, Tenório; Forças produtivas em relações sociais de produção; pag. 07 a 22.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com