TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões de Economia

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 9

                    Capítulo 1 Introdução á Economia.

1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

R: Por que a escassez de recursos está associada à necessidade ilimitada do ser humano, e acabam sendo chamados de problemas econômicos fundamentais:

O quê e quanto produzir: A escassez de recursos, devemos escolher, entre há possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades fabricadas.

Como produzir: a sociedade tem de escolher ainda quais recursos de produção destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.

2. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

R: A curva de possibilidade de produção pode ser repartida nos diferentes produtos, ou dada produção atual, e quanto à sociedade tem que abrir mão de determinado bem para poder produzir, e consumir mais dos outros bens.

3. Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

O formato da curva se dá pelo fato de que quanto mais se produzir um item X, maior será a queda na produção de Y.

4. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.

R: Analisando-se uma economia de mercado, nota-se que os fluxos de mercadorias e serviços e dos bens e remuneração dos fatores de produção.

5. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

R: Bens de Capital: São utilizados na fabricação de outros bens, mas não diminuem totalmente durante o processo produtivo.

Bens de Consumo: São atendidas diretamente as necessidades humanas, e são classificadas como duráveis e não duráveis.

Bens Intermediários: São transformados diretamente em produção de outros bens e são consumidos diretamente no processo produtivo.

6. O que vêm a serem argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.

O argumento positivo diz respeito ao que é, enquanto o argumento normativo refere-se ao que deve ser. A Economia positiva refere-se à descrição da realidade, ao passo que a Economia normativa liga-se à política econômica.

7. Qual a importância da Matemática e da Estatística para estudos econômicos? Exemplifique.

R: Com a utilização da matemática é que se pode dar base aos estudos estatísticos e essenciais à matemática e a aritmética, pois, sem ambas, não há condições de existência da estatística.

A teoria econômica tem um amplo campo de aplicação das teorias matemáticas em geral para dar suportes ao fazedor de políticas econômicas e sociais em suas decisões. Como exemplo da importância da matemática combinada com a estatística são as funções de produção.

                      Capítulo 2 Evolução do pensamento Econômico: Breve Retrospecto

1. Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

R: Os Mercantilistas acreditavam que para uns pais ser rico ele deveria exportar o máximo que pudesse e impor barreiras para importações, pois nesta época às transações entre países eram feitas com pagamento em ouro e para os mercantilistas um pais só seria rico se tivesse mais ouro em seu poder do que os outros países. Os fisiocratas acreditavam que o único meio de gerar riqueza em uns pais era através da agricultura, segundo esta escola de pensamento as outras atividades não agregavam valor, apenas transformavam uma mercadoria em outra enquanto que a agricultura gerava novos produtos sem necessitar de matéria prima.

2. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?

R: Adam Smith, suas principais ideias foram: Trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado, especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico.

3. Oque diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?

R: A teoria diz que quando há comercio entre os países, preferencialmente sem barreiras e restrições, a produção mundial cresce e faz que cada país se especialize na produção de um bem. O autor dessa teoria é David Ricardo.

4. Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio Keynesiano da demanda efetiva?

R: a Lei de Say em que a oferta cria sua própria demanda, pois a dinâmica econômica se dá sob a ordem da produção.

Keynes diz que o papel do Estado é fundamental para a regulação da lógica de mercado, pois cabe a ele o controle da lógica de mercado e tem um papel ativo na economia, tanto como produtor quanto como consumidor ou demandante.

5. Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-Keynesianos, marxistas e institucionalistas.

R: Monetaristas: defendiam o controle da moeda e baixo grau de intervenção do Estado.

Fiscalistas: políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do Estado.

Pós-keynesianos: Como Keynes, enfatizam o papel da especulação financeira e da intervenção do Estado na economia.

Marxistas: O capital e a propriedade geram a mais-valia de forma que independe do Estado.

Institucionalistas: As Instituições moldam as ações dos indivíduos, e isto considera o caráter social da economia.

         Capítulo 5 Demanda Oferta e Equilíbrio de Mercado

1. Conceitue a função demanda. Que diferença há entre demanda e quantidade demanda?

R: Função demanda = representa a relação entre o preço de mercado de um bem e a quantidade procurada desse mesmo bem. À representação gráfica da função procura é dada a designação de curva da procura. Geralmente, verifica-se uma relação negativa entre a quantidade procurada e o preço do bem, de onde resulta uma curva da procura negativa, o que significa que quanto mais elevado é o preço do bem, mais baixa será a quantidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com