TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As causas da inflação e indicadores que medem a inflação

Pesquisas Acadêmicas: As causas da inflação e indicadores que medem a inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A economia se baseia na sociedade e nas decisões tomadas por esta. Existem dois tipos de decisões: Individuais e em Sociedade.

As decisões das pessoas são tomadas analisando os custos e os benefícios , por exemplo , até a década de 60 os carros não possuíam cinto de segurança , até que o congresso nacional por pressão da população obrigou as montadoras a colocarem vários itens de segurança nos carros. Os benefícios foram a maior segurança ao motorista e aos passageiros mas também houve certos custos. Como os motoristas se sentiam mais seguros passaram a dirigir mais Imprudentemente, aumentando o numero de acidentes.

Assim como visto no socialismo, o governo não é a melhor forma de controlar a atividade econômica. Na economia atual ou economia de mercado são as milhões de famílias e empresas que decidem quem contratar , o que produzir , interagindo no mercado. O maior defeito da economia de mercado é o individualismo.

A primeira coisa a perceber-se é que economia é uma ciência ( A formulação e o teste desapaixonados de teorias sobre o funcionamento do mundo ). O método de estudo não é por experiências como na física, por não ser possível testar teorias econômicas a todo instante, por isso a historia é muita analisada para que se possa ter ideias sobre os impactos econômicos. Além da historia também se criam varias hipóteses sobre as consequências de uma nova teoria econômica.

2 DESENVOLVIMENTO

A inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado pais ou região, durante um período , num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

Exemplo: num pais com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salario deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano o salario deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.

A inflamação é muito ruim para a economia de um pais. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.

Podemos citar as seguintes causas da inflação:

-Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;

-Demanda por produtos(aumento no consumo)maior do que a capacidade de produção do pais;

-Aumento nos custos de produção (maquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos;

No Brasil, existem vários índices que medem a inflação. Os principais são: IGP ou índice geral de preços ( calculado pela fundação Getúlio Vargas ) , IPC ou índice de preços Ao consumidor ( medido pela FIPE- Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), INPC ou Índice Nacional de Preços Ao Consumidor ( medido pelo IBGE) e IPCA ou Índice de Preços Ao Consumidor Amplo (Calculado pelo IBGE).

No ano de 2012 a inflação Brasileira foi de 5,84% ( IPCA - Índice Nacional de Preços Ao Consumidor Amplo). É importante ressaltar que a meta estabelecida pelo Banco Central Brasileiro é de 4,5% com margem de dois pontos para mais ou para menos.

Na economia e nas finanças o conceito de juro diz respeito ao custo de um credito ou a rentabilidade das poupanças.( permite saber quanto rende uma poupança). Trata-se por conseguinte de um termo que permite fazer alusão ao valor, a utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo.

O juro simples refere-se aos juros que produzem um investimento graças ao capital inicial. Os juros produzidos pelo capital durante um determinado período não se acumulam a este para produzir os juros que correspondem ao período posterior. Ora, o juro simples gerado pelo capital investido será igual em todos os períodos do investimento desde que a taxa e o prazo não sofram alterações.

O juro composto , em contrapartida, permite que os juros obtidos sempre que vence o período de investimento, não sejam retirados mas sim repostos e acumulados ao capital principal ( capitalização dos juros ).

A noção de taxa de juro, no que lhe diz respeito, indica qual a percentagem a que se investe um capital numa unidade de tempo. Por isto, é caso para afirmar que a taxa de juro e o preço do dinheiro que se paga ou que se cobra por pedi-lo emprestado ou por empresta-lo a uma dada altura.

A taxa de juros pode ser fixa ( mantem-se estável enquanto dura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com