TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Economia

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Economia

Curso: Tecnólogo em Gestão Financeira

Unidade de Ensino: Universidade Anhanguera de São Paulo – Santo André – Unidade 3.

Nome

RA

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Economia

Curso: Tecnólogo em Gestão Financeira

Unidade de Ensino: Universidade Anhanguera de São Paulo – Santo André – Unidade 3.

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Economia, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Péricles Mello Alves do Amaral.


[pic 5]

  1. Introdução:

A crise financeira de 2008 ficou mundialmente conhecida como a crise da bolha imobiliária ou crise do subprime e teve a sua origem da década de 1990. Nesse período o cenário norte-americano era de acelerado crescimento econômico, alavancados por avanços tecnológicos, ganhos de produtividade, oferta de créditos a juros baixos e preços estáveis, ou seja, a inflação estava controlada.

Justamente nesse movimento de expansão dos anos 90, é que ocorre a ampliação do crédito para famílias de renda menor com pior avaliação de risco e há um progressivo aumento do endividamento para aquisição das residências.

Após os ataques de 11/09/2001, as famílias norte-americanas passam a gastar menos temendo uma retração na atividade econômica. O então presidente George W.Bush, adota medidas para incentivar o consumo da população, reduzindo os juros e aumentando a oferta de crédito.

Muitas famílias adotam a prática do refinanciamento dos imóveis, mesmo antes de quitar a hipoteca, é possível contrair um novo empréstimo usando o mesmo imóvel como garantia. Dessa forma as famílias conseguem aumentar o volume de dinheiro disponível para o consumo de outros bens, como: eletrodomésticos e automóveis. Isso gera uma constante alavanca para o crescimento econômico, uma vez que a demanda interna está sempre aquecida.

Subprime nada mais é que um crédito de risco, onde os empréstimos subprime são concedidos à famílias que não têm propriedades para apresentar como  garantia, pessoas excessivamente endividadas e indivíduos com históricos de pagamentos em atrasos ou em total inadimplência.

  1. Processos de propagação da crise no âmbito mundial.

Em 15/09/2008, a crise atinge o seu ápse com a quebra do banco de investimentos Lehman Brothers. Na data, a instituição divulgou seu prejuízo trimestral de $ 3.900.000.000 e anunciou que estava a procura de um comprador, pedindo proteção judicial contra a falência. Essa e outras falências geram um efeito em cascata nos mercados globais, as ações são desvalorizadas, os mercados financeiros ficam congelados e os fluxos de empréstimos e de créditos são interrompidos.

Os efeitos imediatos na economia norte-americana não foram somente sentidos na esfera financeira, houve um período de grande recessão, queda no dinamismo, elevação do desemprego e da pobreza. Os EUA foram obrigados a enfrentar uma longa fase de afrouxamento monetário, injetando bilhões de dólares na tentativa de recuperar mercado interno.

A crise iniciada no mercado imobiliário norte-americano rapidamente se espalhou ao redor do mundo e isso porque os mercados e os sistemas financeiros são absolutamente interligados e a abertura das finanças em escala global alarga a abrangência geográfica das crises. Nesse sentido, todas as economias do mundo sentiram e ainda sentem os efeitos da crise de 2008.

  1. Principais consequências da crise

Após a crise, entre 2008 – 2012, estimasse que a dívida pública de 26 países tem aumentado $ 11.000.000.000.000. Logo após a crise financeira, a europa passou a viver uma crise fiscal.

Em todo o mundo, 30 milhões de postos de trabalhos foram eliminados e estimasse que 10% da população, ou seja, 500 milhões de pessoas vivem em lares onde ninguém está empregado. A Espanha foi um dos países mais violentamente afetados pela crise, muitas famílias receberam ordem de despejo, por não conseguir manter suas residências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (345 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com