TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento: O valor do dinheiro no tempo

Artigo: Atividade De Autodesenvolvimento: O valor do dinheiro no tempo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Artigo  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  379 Visualizações

Aula-tema 03: O valor do dinheiro no tempo

O valor do dinheiro altera com o tempo, quanto mais elevado for um período de tempo, maior será a ação dos agentes externos e das as influências de fatores econômicos em relação ao poder da moeda. As três razões mais importantes pelas quais o valor do dinheiro perde valor com o tempo são três, Inflação, Risco e Preferência pela liquidez.

Inflação: A inflação é um fator determinante na relação entre o dinheiro e o tempo, pois, determinada quantia em dinheiro em um período para outro não possui o mesmo valor aquisitivo. E para conseguirmos identificar essa defasagem temos que considerar as taxas de inflação presentes no capital no intervalo do tempo ocorrido. A taxa de inflação ocorrida no período gera aumento dos preços nas mercadorias e o nosso dinheiro não acompanha esse aumento.

Risco: A relação de risco esta baseada no retorno. Risco é uma medida da incerteza dos retornos, os retornos são receitas esperadas ou fluxos de caixas previstos de qualquer investimento. Outro fator que aumenta o risco é o prazo.Quanto maior o prazo maior o risco, pois o dinheiro de hoje vale mais para os investidores do que no futuro.

Liquidez: O termo liquidez está associado à capacidade, rapidez ou facilidade com que um ativo é convertido em dinheiro, bem como a disponibilidade de dinheiro quando necessario.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com