TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Livro Febraban

Por:   •  25/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Livro Febraban - Introdução à Economia na Engenharia de Energia

Principais pontos

Este livro aponta caminhos para baixar as taxas de juros no Brasil. Entretanto, sem estabilidade macroeconômica e política, os efeitos positivos das mudanças microeconômicas tendem a ser severamente reduzidos, ou mesmo neutralizados.

O cenário econômico e político tem influência decisiva nas taxas de juros de qualquer país do mundo, inclusive o Brasil. Sem um ambiente favorável e uma perspectiva de estabilidade duradoura, as iniciativas do governo e das instituições financeiras para reduzir as taxas não gerariam os resultados esperados.

As variáveis ​​mais relevantes que impactam a trajetória das taxas são a vitalidade econômica, o controle da inflação, a estabilidade da dívida pública, a capacidade do governo de pagar os juros da dívida com recursos fiscais, a sustentabilidade do balanço de pagamentos e a normalidade política. Quando essas condições são favoráveis, a taxa referencial de juros (Selic) tende a cair, assim como o spread, já quando o cenário é adverso, as taxas são puxadas para cima.

Capítulo 1

1 - Qual o significado da taxa Selic e Spread?

Selic: A taxa de referência dos juros para a economia brasileira
Spread: A diferença entre o juro que os bancos cobram num empréstimo e o que pagam aos depositantes para captar o dinheiro.

2 - O que poderia ser feito para reduzir os juros?

Reequilíbrio fiscal; adoção de medidas que favorecessem a poupança doméstica, como por exemplo, a reforma da previdência; iniciativas que aumentassem a produtividade, como a redução da burocracia e o investimento em educação e inovação; são todas alternativas que contribuiriam para melhorar o ambiente macroeconômico e dariam um importante impulso para a redução dos juros.

3 - Fale da maior recessão de nossa história e seu impacto econômico.

Em 2018, o Brasil estava se recuperando da mais profunda recessão de sua história recente, ela durava 11 trimestres e a recuperação estava sendo lenta. O governo, obrigado a financiar o déficit público, disputava com o mercado a insuficiente poupança doméstica. O país continuava pouco alavancado: o crédito bancário disponível era equivalente a quase meio PIB, enquanto nos Estados Unidos as instituições financeiras emprestavam quase o dobro do PIB. Com mais crédito, o Brasil teria maior impulso


Capítulo 6

1 - Por que foi criado o cheque especial? por que é tão utilizado?

O cheque especial foi criado na década de 1980 como uma conveniência para o cliente. Além de apresentarem ao comércio um cheque com maior garantia de cobertura por parte do banco, os clientes, com essa linha de crédito pré-aprovada, não teriam mais que enfrentar a chateação e o constrangimento de ter um cheque devolvido por falta de fundos ou uma conta não paga em razão de falta momentânea de recursos disponíveis na conta-corrente. A ideia original consistia em facilitar a aceitação dos cheques no mercado e viabilizar esse empréstimo por um curto período, apenas para resolver uma emergência ou uma situação inesperada.

O cheque especial é tão utilizado pela facilidade de não precisar ir até o banco para solicitar um empréstimo por pouco tempo, basta usá-lo.

2 - Qual o significado de crédito consignado?

É uma linha de crédito, que comparado com o cheque especial, tem taxas significativamente mais baixas. É bem mais barato porque o risco de inadimplência é baixo, uma vez que o crédito oferecido é deduzido pelo empregador, em parcelas, do salário do tomador. Fora isso, as condições são similares: o mesmo ambiente de competição, a eficiência, os custos, etc…

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com