TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Augusto Cury

Tese: Augusto Cury. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Tese  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Os estudos acadêmico sobre empreendedorismo estão em constante avanço e crescimento, apesar das primeiras ideias sobre o assunto terem surgido há dois séculos. A propagação de múltiplas definiçoes de empreendedorismo e do significado de “ser um empreendedor” demonstra tratar-se de um tema aberto a pesquisa e ainda não esgotado. Assim percebe-se um grande número de estudos que buscam um padrão comportamental para empreendedores, investigando suas principais caracteristicas comportamentais. Apesar de possuir varias definições, o termo empreender vem de frânçes “Entreprendre” que significa aquele que assume riscos e começa algo novo.

Empreendedorismo é criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização e etc. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente.

O empreendedorismo é um comportamento essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos, e estar sempre surpeendendo o cliente, seja com uma nova versão de um determinado produto, ou a criação de um novo. Existem, inclusive, cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, para formar indivíduos qualificados para inovar e modificar as organizações que forem atuar, modificando assim o cenário econômico.

Seguramente muitas pessoas gostariam de ser empreendedores, porem encontram dificuldades em empreender ou seja em ser empreendedores . Mas o que é um empreendedor?

“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la."

Augusto Cury

Os empreendedores criam algo novo, algo diferente, mudam ou transformam valores. Eles vêem a mudança como norma e como sendo sadia. Geralmente não provocam a mudança por si mesmos, mas, e isto define o empreendedor e o empreendimento, sempre estão buscando a mudança, reagem a ela e a exploram como sendo oportunidade.

As constantes mudanças do mundo e consequentes alterações nas oportunidades, fazem com que o empreendedor tenha que se adaptar rapidamente. Quando estamos em um cenário de negócios , alguns aspectos devem ser considerados. São eles: Motivação, Criatividade, Inovação, Empreendedorismo. Esses quatro aspectos são essenciais quando estamos analisando o sucesso da geração de um novo negócio..

Administrar é uma arte e Empreender é transmitir idéias em oportunidades. Essas colocações são muito simplórias para qualificar dois profissionais importantíssimos no processo das organizações e dos negócios, cada um tem seu perfil, seu valor e seu papel dentro dos negócios.

Não podemos considerar empreendedora, apenas pessoas que tem um negócio próprio, um atleta, um artista, um funcionário dentro da sua área, pode empreender e conseguir realizar mais do que a maioria das pessoas. Apesar, do empreendedorismo estar cada vez mais em evidência, nos artigos, nas revistas, na internet e nos livros e aparentar ser um termo novo para os profissionais, é um conceito antigo.

O empreendedorismo é como uma virose que vem contagiando muitos o redor do mundo provocando grandes mudanças em velocidade alucinantes, envolvendo novas tecnologias e novas formas de comercialização.

A essência do empreendedorismo está na:

Percepção de novas oportunidades e em seu aproveitamento por meio da introdução de novos produtos e de novos processos produtivos, buscando novos processos produtivos buscando novos fornecedores e matérias e estabelecendo uma nova organização para a conquista desse novo mercado.

Schumpeter (1982, p.64)

Perfil do Emprendedor

Segundo o SEBRAE, as principais características do perfil do empreendedor são:

Autoconfiança: Ter consciência de seu valor, sentir-se seguro em relação a si mesmo e, com isso, poder agir com firmeza e tranqüilidade.

Auto-motivação: Buscar a realização pessoal através do trabalho, com entusiasmo e independência;

Elevado poder de comunicação: Capacidade para transmitir e expressar idéias, pensamentos, emoções com clareza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com