TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Augusto Cury

Pesquisas Acadêmicas: Augusto Cury. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 5

Augusto Cury

Psiquiatra e escritor brasileiro

Biografia de Augusto Cury:

Augusto Cury (1958) é um psiquiatra, médico e escritor brasileiro, famoso pelos seus livros na área de psicologia. Somente no Brasil, vendeu mais de 12 milhões de exemplares.

Augusto Jorge Cury é criador da teoria da inteligência multifocal, que visa explicar o funcionamento da mente humana e as formas de como devemos fazer para exercer maior domínio sobre a nossa vida por meio da inteligência e pensamento. O psiquiatra preocupa-se, em suas conferências e livros que escreve, com as tensões e angústias do dia a dia. Os problemas derivados do trabalho excessivo e as exigências do mundo moderno também são assuntos constantes nas explanações de Augusto Cury.

Cury é membro de honra do Instituto da Inteligência, de Portugal, diretor da Academia de Inteligência, instituo que oferece treinamento aos psicólogos e educadores. É doutor honoris causa da UNIFIL- Centro Universitário Filadélfia, em Londrina, no Paraná.

Possui vários livros publicados, entre eles: “Revolucione Sua Qualidade de Vida“ (2002), “Dez Leis para Ser Feliz” (2003), “Nunca Desista de Seus Sonhos” (2004), Coleção “Análise da Inteligência de Cristo” (2006), “Os Segredos do Pai-Nosso” (2007) e “De Gênio e Louco Todo Mundo Tem um Pouco” (2009).

Augusto Cury foi considerado pelo jornal Folha de São Paulo como o autor brasileiro mais lido da década de 2000.

A Teoria da Inteligência Multifocal

A teoria da “Inteligência Multifocal” tem como objetivo estudar o processo de construção do pensamento, os papéis conscientes e inconscientes da memória, a formação do eu como líder do teatro psíquico, o desenvolvimento da inteligência, o processo de interpretação, enfim, o funcionamento abrangente da mente humana, desenvolvida pelo Dr. Augusto Cury há mais de 20 anos.

Enquanto as demais teorias produziram conhecimento usando como alicerce o pensamento pronto, a “Teoria da Inteligência Multifocal” estuda as variáveis e os fenômenos universais conscientes e inconscientes, por isso recebe o nome “Multifocal” , que estão na base da construção dos pensamentos e dos demais processos psíquicos. Portanto, ela não anula e nem compete com as demais teorias, mas procura contribuir para criticá-las, reciclá-las, fundamenta-las, e abrir novas avenidas de pesquisa para as demais teorias psicológicas, filosóficas, sociológicas e educacionais.

A teoria multifocal não é uma teoria fechada, mas aberta, muito ainda há que se produzir, reciclar e desenvolver no seu bojo. Inúmeras áreas ainda precisam ser investigadas e compreendidas no complexo e insondável mundo da psique humana. A própria teoria revela que a verdade essencial é um fim inatingível, isto se deve tanto pelo fato de que o pensamento consciente, aqui chamado de dialético, não incorpora a realidade intrínseca do objeto que ele investiga, quanto porque o próprio processo de construção dos pensamentos sofre um sistema de encadeamento distorcido capaz de fazer não apenas com que dois observadores interpretem de maneira distinta, mas com que um mesmo observador interprete micro ou macro distintamente um mesmo objeto em momentos diferentes. De acordo com esta teoria, há nos bastidores da mente humana um mundo riquíssimo e sofisticado a ser descoberto dentro de cada ser humano, seja ele um intelectual ou um iletrado, um líder político ou um anônimo, um psiquiatra ou um psicótico. Procurar conhecer este mundo é uma aventura indescritível, uma jornada indecifrável, saturada de nuances, pelas avenidas do nosso próprio ser, em busca das origens do nosso psiquismo que financiam o espetáculo dos espetáculos; o espetáculo da construção dos seus pensamentos e das suas emoções. Através da aplicação da teoria da Inteligência Multifocal, a psicologia, a psiquiatria, as ciências da educação e sociologia terão ferramentas para entender alguns pilares da história intrapsíquica, arquivada na memória, da natureza dos pensamentos, do caos e da reorganização da energia psíquica, da formação do eu, da formação dos paradigmas culturais, da construção das relações sociais, da psicopedagogia da aprendizagem e da psicopatologia da hiperatividade, do autismo, da depressão, da síndrome do pânico, do TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), das psicoses funcionais. Embora muitas outras relevantes teorias já tenham sido desenvolvidas, a presente teoria nasceu não apenas da observação direta do comportamento sob os alicerces metodológicos já existentes na ciência, mas também sob a confecção de novas metodologias. O desenvolvimento da Teoria da Inteligência Multifocal exigiu a produção de uma nova interpretação e da produção de conhecimento, ela explica por que multiplicamos as escolas, mas não multiplicamos a formação de pensadores, por que estamos produzindo uma massa de expectadores passivos do conhecimento e não pessoas que expandam o mundo das ideias, porque estamos ainda gerando uma população de repetidores de informações e não universitários que rompam o cárcere da rotina e saibam utilizar a arte da dúvida e da crítica. A Teoria da Inteligência Multifocal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com