TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BOLSA FAMÍLIA E A PRODUTIVIDADE BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA SOBRE A TEORIA DO CAPITAL HUMANO

Por:   •  25/6/2021  •  Monografia  •  17.610 Palavras (71 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 71

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE        [pic 1]

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

BEATRIZ NUNES PINA

BOLSA FAMÍLIA E A PRODUTIVIDADE BRASILEIRA:

UMA PERSPECTIVA SOBRE A TEORIA DO CAPITAL HUMANO

NITERÓI

2017

BEATRIZ NUNES PINA

BOLSA FAMÍLIA E A PRODUTIVIDADE BRASILEIRA:

UMA PERSPECTIVA SOBRE A TEORIA DO CAPITAL HUMANO

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas.

Orientador: Prof. Dr. Carlos Enrique Guanziroli

NITERÓI

2017

CATALOGAÇÃO NA FONTE

UFF

                

P64p

              Pina, Beatriz Nunes.

                Bolsa Família e produtividade brasileira: Uma perspectiva sobre a        Teoria do Capital Humano / Beatriz Nunes Pina. - 2016.

64 f.

        

                       Orientador: Profº. Dr. Carlos Enrique Guanziroli.

        

              “Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas”.

               1. Bolsa Família 2. Produtividade I. Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Economia. II. Título.

                                                                                                                                                 CDU ____

Autorizo apenas para fins acadêmicos e científicos, a reprodução total ou parcial desta monografia, desde que citada a fonte.

_______________________________________                     _____________________

                          Assinatura                                                            Data        

BEATRIZ NUNES PINA

BOLSA FAMÍLIA E A PRODUTIVIDADE BRASILEIRA:

UMA PERSPECTIVA SOBRE A TEORIA DO CAPITAL HUMANO

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas.

Aprovada em XX de abril de 2017.

Banca Examinadora:

________________________________________________

Prof. Doutor Carlos Enrique Guanziroli (Orientador) - UFF

________________________________________________

Prof. Dr. Nome completo- UFF

________________________________________________

Prof. Dr. Nome completo - UFF


AGRADECIMENTOS

Primeiramente, agradeço а Deus por ter permitido qυе tudo isso fosse possível е que me deu forças para seguir em frente em todos os momentos da minha vida.

À minha mãe, Yone Pina e ao meu pai, Edmar Pina, por todo amor, compreensão e dedicação em todos esses anos. Sem o apoio, as caronas e os cuidados de vocês esse caminho teria sido muito mais árduo. Muito obrigada! Sem vocês tenho certeza que nada disso teria sido possível.

Também agradeço à minhas irmãs, Barbara Pina, Raquel Pina e Vanessa Pina por me apoiarem em todos os momentos e por serem minha eterna fonte de inspiração e amor. Incluo também minha grande família, avós, tios e primos, por todo amor e carinho.

Ao meu namorado, Hélio Dias, por ter sido um grande companheiro, apoiador e amigo durante todos esses anos. Obrigada por ser essa pessoa maravilhosa, que me entende mais do que ninguém, e por me apoiar, incentivar e motivar em todas os momentos.

Agradeço às minhas amigas de longa data por estarem sempre comigo, portodo apoio e por me proporcionarem tantos momentos felizes. Agradeço também aos muitos colegas e amigos que a UFF me deu, vocês tornaram tudo mais fácil e prazeroso nesses anos de graduação. Obrigada!

Agradeço a todos os professores, os técnicos e os funcionários da UFF. Em especial ao professor Carlos Guanziroli, que apesar de suas muitas tarefas e compromissos, aceitou orientar este trabalho. Muito obrigada por se mostrar sempre solícito e compreensivo, e principalmente, por se mostrar um exemplo de professor.

Não poderia deixar de agradecer às pessoas que me auxiliaram na minha vida profissional. À equipe da FAPES por todo apoio e carinho de sempre. Vocês são uma grande inspiração para mim. E à equipe da Icatu Vanguarda por todo apoio e ensinamentos.

Por fim, a todos aqueles que de alguma forma estiveram е estão próximos de mim, fazendo esta vida valer cada vez mais a pena.

“Não importa o que o mundo fez de você, importa o que você faz com que o mundo fez de você”.

Jean-Paul Sartre

RESUMO

PINA, Beatriz Nunes. Bolsa Família e produtividade brasileira: Uma perspectiva sobre a Teoria do Capital Humano. 2017. 64f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

O presente trabalho se propõe a apresentar o Programa Bolsa Família sob a perspectiva de seus impactos no longo prazo, superando assim, uma visão meramente assistencialista. O programa busca reduzir a pobreza e a desigualdade no decorrer de um longo espaço temporal, por meio da compensação da renda proveniente do trabalho infantil em troca da permanência das crianças na escola. Para a presente análise, elegeu-se como base teórica a Teoria do Capital Humano, que conclui pela importância dos investimentos em saúde e em educação para que um país alcance o desenvolvimento econômico e social. Quanto ao elemento quantitativo da pesquisa, este tem como objeto a análise dos impactos do Programa Bolsa Família nos índices de escolaridade brasileira nos últimos anos. O objetivo é comparar a evolução dos indicadores educacionais com as variações dos percentuais de crianças atendidas pelo programa, porém, restringindo a análise às crianças de 5(cinco) a 17 (dezessete) anos de idade. Utilizar-se-á os indicadores de escolaridade como uma proxy de melhoria de produtividade, partindo do pressuposto que um aumento de escolaridade gera um aumento na produtividade, como foi demonstrado pelos teóricos do Capital Humano. Diante do exposto, o trabalho pretende provocar a reflexão a respeito da eficiência dos mecanismos e dos recursos utilizados pelo Programa Bolsa Família e destacar a necessidade de investimentos complementares para que sejam alcançados avanços na formação do capital humano dos infantes atendidos pelo programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (120 Kb)   pdf (549.2 Kb)   docx (505.3 Kb)  
Continuar por mais 70 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com