TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLUBES DE INVESTIMENTO

Projeto de pesquisa: CLUBES DE INVESTIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.562 Palavras (11 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

No mundo atual, muitas pessoas estão procurando cada vez mais aumentar os lucros, e enxergaram uma boa oportunidade para isso com o mercado de ações. Podemos dizer a grosso modo que uma ação é um pequeno pedaço de uma empresa, onde você tem a possibilidade de ter lucro quando a empresa está em alta no mercado, e também pode ocorrer a situação inversa quando se tem prejuízo. Por esse motivo existem corretoras que ajudam os acionistas a diversificar seus investimentos, como clube de investimentos e Bovespa e, além disso, disponibilizam relatórios e gráficos para observarmos a oscilação do mercado. É um mercado pouco explorado pelos goianienses, mas pretendemos esclarecer algumas dúvidas a respeito dos temas abordados no presente trabalho.

1 CLUBES DE INVESTIMENTO

Segundo a BM&F BOVESPA “O Clube de Investimento é uma modalidade de investimento que tem como principais objetivos ser um instrumento de aprendizado para o pequeno investidor e um canal de acesso ao mercado de capitais”, ou seja, é quando um grupo de investidores se reúnem com a finalidade de investir no mercado de capitais. Esse clube deve ser constituído por no mínimo 3 e no máximo 50 participantes onde um deve ser o administrador para tomar conta das questões burocráticas a respeito do clube.

Depois do clube criado com os acionistas definidos, deve-se solicitar o registro perante a bolsa de valores, onde a bolsa analisará os quesitos e caso não haja irregularidades, será fornecido o registro no prazo de até trinta dias.

Logo após o fornecimento do registro, o administrador deverá inserir no sistema de registro de clube de investimento o número do registro do estatuto em cartório de títulos e documentos e o número de inscrição do clube de investimento no cadastro nacional de pessoa jurídica do ministério da fazenda. E somente após esse registro que o clube poderá iniciar as operações.

Atualmente a BM&F BOVESPA disponibiliza em seu site o regulamento do clube de investimento onde são tratadas diversas questões para quem tiver maior interesse a respeito do assunto.

2 BM&FBOVESPA

A BM&FBOVESPA é uma companhia que administra mercados organizados de títulos, valores mobiliários e contratos derivativos, além de prestar serviços de registro, compensação e liquidação, atuando, principalmente, como contraparte central garantidora da liquidação financeira das operações realizadas em seus ambientes. (BM&FBOVESPA)

Para entender um pouco mais sobre a historia da BM&FBOVESPA Pinheiro (2014, p.341) discorre sobre a origem e o desenvolvimento da mesma “Fundada em 23 de agosto de 1890 como entidade oficial corporativa, vinculada às secretarias de finanças do governo estadual e composta por corretores nomeados pelo poder público, a Bovespa só assumiu a característica institucional com as reformas do sistema financeiro nacional do mercado de capitais implementadas em 1965-1966. Ou seja, uma associação civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Em 1972, foi implantado o pregão automatizado com a disseminação de informações online e em real time, por meio da ampla rede de terminais de computador. No final da década de 1970, foram introduzidas as operações com opções sobre ações; nos anos 1980 foi implantado o Sistema privado de operações por telefone (Spot). Na mesma época, a Bovespa desenvolveu um sistema de custódia fungível de títulos e implantou uma rede de serviços online para as corretoras. Em 1990, foram iniciadas as negociações por meio do sistema de negociação eletrônica (Cats) (Computer Assisted Trading Sustem), que operava simultaneamente com o sistema tradicional de pregão viva-voz. Em 1997, foi implantado o novo sistema de negociação eletrônica, o Mega Bolsa, que, além de utilizar um sistema tecnológico altamente avançado, ampliou o volume potencial de processamento de informações e permitiu que a bolsa consolidasse sua posição como o mais importante centro de negócios do mercado latino-americano. Em 1999, com o propósito de facilitar e tornar viável a participação do pequeno e médio investidor no mercado, a Bovespa lançou o Home broker ( é um ambiente de internet desenvolvido para investidores pessoas físicas acessarem o mercado de ações e de opções) e o after-market (ampliação do horário de negociação que facilita o acesso dos investidores, que não tem tempo de operar durante o dia, é uma sessão noturna que funciona das 17h30 às 19 h). A Bovespa torna-se o maior centro de negociação com ações da América Latina, destaque que culminou com um acordo histórico, em 2000, para a integração de todas as bolsas brasileiras, em torno de um único mercado de valores. Com a assinatura dos acordos de integração, o mercado de valores mobiliários foi integrado, em âmbito nacional, com a participação de sociedades corretoras de todas as regiões do país. A Bovespa passou a concentrar toda a negociação com ações, enquanto a bolsa do Rio ficou responsável pelas transações de títulos públicos. Em 2005, houve o fim do pregão viva-voz. Em 2007, houve a desmutualização, a Bovespa deixa de ser uma instituição sem fins lucrativos e torna-se uma S.A, foi criada a Bovespa Holding”.

Pinheiro (2014, p.375) no dia 4 julho de 2008, após quatro assembléias extraordinárias, realizadas no espaço Bovespa, foi anunciado a fusão entre a Bovespa Holding S.A. e a BM&F S.A. A soma do valor de mercado das duas bolsas resultou na terceira maior bolsa mundial em valor de mercado em preços de maio de 2008, atrás apenas da alemã (Deustsche Borse) e da americana (Chicago Mercantile Exchange).

2.1 PREGÃO

Pinheiro (2014, p.396) “As negociações com ações no mercado brasileiro são realizadas através de pregão eletrônico, cujo principal objetivo e viabilizar a realização de operações de compra e venda de ações. As negociações no pregão são realizadas com base nos critérios operacionais estabelecidos pela CVM e pelas bolsas de valores”.

No pregão existe a presença da BM&Bovespa, que exerce o papel de auto-reguladora descrita por Pinheiro (2014, p.397) divididos em três momentos:

• Antes:

 Triagem de notícias relativas às empresas listadas;

 Exigências de publicação de fatos relevantes;

 Divulgação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com