TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIPTOMOEDA BITCOIN, A MOEDA DO FUTURO

Por:   •  1/2/2018  •  Monografia  •  4.563 Palavras (19 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ – CAMPUS BOULEVARD[pic 1]

[pic 2]

MAICON ODAIR DE ALMEIDA

 

CRIPTOMOEDA BITCOIN, A MOEDA DO FUTURO.

Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista.

Orientador: Henrique Gambaro Vieira.

 

LONDRINA

2017

RESUMO

Este trabalho de conclusão de curso tem por finalidade abranger as principais características, finalidades e conhecimento sobre a nova tecnologia chamada Bitcoin, uma moeda que surgi como um modelo inovador de transações monetárias, que tem tudo para que em um futuro próximo, faça parte do dia a dia do cidadão comum, e além disso, uma fonte de investimento, pensando no longo prazo, como forma de reserva de capital. Para muitas pessoas, o Bitcoin é tratado como uma revolução tecnológica. Muitos até dizem que o que a internet fez a favor da informação, o Bitcoin fará pelo dinheiro. As pessoas vivem em busco de maior controle financeiro pessoal, de forma otimizada, ágil e segura, garantida por meio do Blockchain, e é exatamente neste ponto que o Bitcoin se destaca, pois, não depende de um governo ou instituições que controlem as transações financeiras. A pesquisa mostrou a necessidade de compreender um pouco mais sobre o mundo tecnológico para poder realmente compreender o funcionamento desta inovação, algo que não foi compreendido de maneira correta por alguns, que acabaram tendo uma visão distorcida sobre o assunto, e não compreenderam a principal finalidade que o Bitcoin proporciona.

Palavras-ChaveBitcoin, Criptomoeda, Moeda Virtual, Blockchain.


  1. INTRODUÇÃO

Compreender o Bitcoin não é tão simples como possa parecer, na realidade, entender toda a sua estrutura pode parecer algo bem complexo, assim como qualquer nova tecnologia que possa surgir, de início ela até nos causa um certo espanto, certa rejeição, mas no fim, ela surge para facilitar a nossa vida. Ela foi criada em 2008, por Satoshi Nakamoto, a origem da criação do Bitcoin se dá de certa forma até misteriosa, pois ninguém sabe realmente confirmar se ele existe como pessoa, ou se seria apenas um pseudônimo que um grupo de programadores inventaram para assinar essa criação.

Inicialmente, pode se compreender o Bitcoin como uma moeda, igualmente a qualquer outra, como o Dólar, o Euro, Real, ou qualquer outra que você possa conhecer, com uma peculiar diferença, ele é integralmente digital, o que a princípio pode espantar, e te fazer se questionar:

 “Como pode existir uma moeda que não exista fisicamente, que segurança eu teria?”

Mas isso é o que a torna algo tão especial, e revolucionário. Tome o seguinte exemplo como base: O funcionamento do cartão de crédito, a grande maioria dos usuários de carões não tem muita noção de como ele funciona estruturalmente, mas o utilizam, muitos inclusive utilizam o cartão em débito automático na sua conta bancária pessoal. Percebe como esse sistema funcional inteiramente digital, e você por muitas vezes nem se dá conta? Imagine isso fazendo parte do nosso dia a dia, de forma unificada, ao invés de um cartão, uma moeda propriamente dita. Pode parecer meio confuso, mas com calma chegaremos a um entendimento claro juntos.

Outra característica do Bitcoin que a diferencia de outras moedas físicas, é que ela não é emitida nem controlada por nenhum governo, e seu valor é livremente determinado pelo mercado, onde sua própria demanda e oferta determinam o seu valor, e não há nenhum órgão central que regula a emissão da moeda, sendo assim, o bitcoin funciona como um sistema chamado de Peer-to-Peer (Ponto-a-Ponto), nesse sistema a moeda é emitida de pessoa A para pessoa B diretamente, sem precisar de um terceiro que se responsabilize por intermediar essa transferência, como um banco por exemplo. Nos dias atuais, para transações online, Bitcoin já é a melhor opção, pois é rápido, prático e seguro, e é promissora, para que como já vimos no parágrafo anterior, que vá além das transações online, e se torne uma moeda a ser utilizada no nosso dia a dia.[pic 3]

Figura 1: O formato de rede P2P. Fonte: Ferraz (2010).

Antes do Bitcoin se tornar algo conhecido na mídia, ela já era utilizada como forma de pagamento na deep web, local que se caracteriza como uma “zona proibida’ da internet, para acessá-la, é recomendada certa habilidade com a utilização de computadores e da rede de forma geral, pois se está propenso a ter seu computador infectado se não tomar certos cuidados ao acessar esse local, além de ser famosa por práticas de crimes, como compra de produtos, talvez até por ter sido utilizada inicialmente dessa forma, ela tenha iniciada popularmente com uma reputação de certa forma polêmica.

Mas embora o seu potencial para que seja utilizada como forma de pagamento seja imenso, ainda há poucos estabelecimentos que já aceitem receber em Bitcoin, mesmo que esse número venha crescendo exponencialmente, hoje ela surge como uma ideal possibilidade investimentos, e é assim que ela é vista por muitos nesse mercado, como uma forma de investimento, pensando em rendimentos no longo prazo, para se ter uma ideia, comparando com o Real, em janeiro de 2017 seu valor era em torno de R$ 2.800,00, já em setembro de 2017 seu valor ultrapassou a cifra de R$ 14.000,00, uma valorização de 500% em 8 meses.

1.2. OBJETIVO GERAL

O principal objetivo desta pesquisa é de trazer ao leitor o entendimento sobre os principais pontos que circundam esse novo meio monetário, podendo abranger de forma direta, e de fácil compreensão a forma que todo o sistema funciona, para que se possa realmente compreender o seu diferencial em relação a outras moedas já conhecidas, buscando trazer segurança, além de mostrar os caminhos para aquisição e utilização deste meio monetário. Esta pesquisa tem por base exemplificações de cunho principalmente tecnológico e econômico.

1.3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Para poder atender ao objetivo geral, a pesquisa foi organizada da seguinte forma:

  1. Mostrar e exemplificar os principais conceitos do que envolve o funcionamento da rede Bitcoin;
  2. Expor a forma de como a rede se auto valida, mantendo um correto funcionamento sem que ocorram métodos que possam burlar o sistema, e explicar a forma como a moeda é produzida;
  3. Apresentar supostos pontos de vulnerabilidade do sistema, e legislações que abrangem a este tema;
  4. A utilização como meio de investimento, mostrando perspectivas futuras para a moeda;
  5. Apresentar os prós e contras deste novo modelo monetário.

1.4. JUSTIFICATIVA

O estudo se mostra importante para orientar sobre um novo meio monetário, com perspectivas de se tornar algo cotidiano, tanto como meio de pagamento, ou até mesmo pensando no longo prazo, como uma forma de investimento, levando em consideração seu histórico de valorização comercial, e considerando ainda as positivas perspectivas em torno desta novidade tecnológica.

O mais relevante ao se tratar do sistema Bitcoin, é o seu funcionamento, os maquinismos ao qual o sistema se baseia, como ela ocorre de forma segura, e de forma tão independente, se tornando um meio livre de interferências governamentais, ou de poderosas organizações, trazendo assim a tão sonhada liberdade para efetuar transações financeiras, e o mais importante, de forma rápida, prática e segura. Esse é o pincipal ponto em que este artigo se propõe, trazer a cmpreensão desse sistema tão inovador, e promissor, podendo ser reproduzido em muitas situações do cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (612.5 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com