TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA DA SOJA E MACROECONOMIA TEORIA E PRÁTICA NO BRASIL ATUAL

Por:   •  17/11/2018  •  Artigo  •  7.112 Palavras (29 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 29

UNISUL – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Alessandra Bocca

Gabriela Figueredo Nunes

Luiz Carlos Cargnin Junior

Rafaela dos Passos dos Santos Mendes

CULTURA DA SOJA E MACROECONOMIA TEORIA E PRÁTICA NO BRASIL ATUAL

Tubarão/SC

2017

RESUMO

        

O presente artigo cujo tema é: Cultura da Soja e macroeconomia, teoria e prática no Brasil atual, propõem a análise da interação na economia e a atuação da política cambial no país, com o objetivo de desenvolver a temática referente á origem da soja, sua produção e comercialização no Brasil atual, sabendo que a macroeconomia estuda a simplificação da análise dos agregados, como taxas de variação de preço, taxa de cambio, entre outros, a fim de reter uma análise manejável do sistema econômico em seu conjunto, sendo assim, ela busca compreender toda situação relacionada aos juros e as taxas de cambio que interferem direta e indiretamente na economia, como cada setor tem feito para cumprir seu dever e quais seus recursos para auxiliar na estabilização da economia do Brasil hoje em dia. O tema abordado para este artigo propõe que a soja, desde os anos de 1882 vem sendo indispensável na economia brasileira, contribuindo para a geração de emprego, a estabilidade na renda e o crescimento econômico, no âmbito do agronegócio mundial consiste em ser um dos produtos com crescimento expressivos nas últimas décadas, e para o brasil possui significativa participação nas exportações desempenhando papel primordial no desenvolvimento de várias regiões do país.

Palavra-chave: Economia. Políticas macroeconômicas. Soja.

ABSTRACT

The present article, whose theme is: Soybean culture and macroeconomics, theory and practice in Brazil, propose the analysis of the interaction in the economy and the performance of the exchange rate policy in the country, with the objective of developing the theme related to the origin of soybean, its production and commercialization in Brazil, knowing that macroeconomics studies the simplification of the analysis of aggregates, such as rates of change of price, exchange rate, among others, in order to retain a manageable analysis of the economic system as a whole, it seeks to understand all situations related to interest rates and exchange rates that interfere directly and indirectly in the economy, as each sector has done to fulfill its duty and what its resources to assist in the stabilization of Brazil's economy nowadays. The theme addressed in this article proposes that soybean, since the 1882s has been indispensable in the Brazilian economy, contributing to employment generation, income stability and economic growth, in the scope of world agribusiness is to be one of the products with significant growth in the last decades, and for Brazil has significant participation in exports, playing a key role in the development of several regions of the country.

Keywords: Economy. Macroeconomic policies. Soy.

1 INTRODUÇÃO

Para compreender a visão, os objetivos e metas das politicas macroeconômicas, bem como seus instrumentos torna-se necessário primeiramente entender o conceito básico de cada um, além de criar um vinculo com os conceitos de economia.

Robbins afirma que: “A economia é a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que embora escassos, se prestam a usos alternativos”. (ROBBINS, apud ROSSETTI, 2012, p.52).

A economia possui dois segmentos: a macroeconomia e a microeconomia, onde o enfoque do artigo proposto é a macroeconomia, que se ocupa com o comportamento do sistema econômico tomando como base o emprego, o investimento, o consumo entre outro, buscando metas que tornem a economia do país equilibrada.

Para obter a estabilização da economia a macroeconomia conta com suas politicas que são medidas adotadas pelo governo para que se possam atingir as metas e assim fazer com que o país disponha de pleno emprego, preços estáveis distribuição de renda justa e obtenha seu crescimento econômico.

Através de instrumentos macroeconômicos o país pode controlar a economia aumentando ou diminuindo taxas, impostos, juros e para a tomada de decisão mais sucinta, cada política é voltada para um âmbito econômico, sendo: política fiscal, política monetária, política cambial, política comercial e política de rendas, cada uma com um segmento diferenciado que pode ou não impactar de formas positivas ou negativas na economia.

A política fiscal necessita de um bom planejamento já que tem um papel fundamental na economia controlando a arrecadação de receitas e realização de despesas, redistribuindo rendas e alocando recursos que venham a equilibrar a economia sem depressões ou inflações.

A política monetária está ligada diretamente com o Banco Central que exerce o controle da circulação da economia monitorando a liquidez global do sistema econômico.

A política cambial por sua vez equilibra a economia através das taxas de câmbio adequando o valor da moeda nacional em relação a moeda estrangeira mediante o controle das entradas (importações) e saídas (exportações) do país.

A política comercial é subsidiada pelo controle governamental sobre o setor produtivo e as relações do país com o resto do mundo. Não é uma política viável para o país em tempo de crise, pois estimula a importação e desestimula a exportação anulando os processos de industrialização.

A política de renda é ligada diretamente com o governo e visa a distribuição de renda justa e social para todos onde busca garantir o poder de compra dos trabalhadores indo contra os efeitos da inflação.

A partir dessa explanação, levantamos a seguinte problematização: Qual a contribuição da exportação da soja na economia Brasileira?

Portanto o objetivo é analisar o processo de exportação da soja bem como sua influência no setor do agronegócio brasileiro.

O artigo proposto utilizará de uma abordagem qualitativa onde, segundo Godoy (1995,p.58) afirma que, “a pesquisa qualitativa não procura enumerar e/ou medir os eventos estudados, nem emprega instrumental estatístico na análise de dados”. Segundo o mesmo o ambiente é a fonte direta dos dados, o foco é adquirir e interpretar as informações para atribuir resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.3 Kb)   pdf (444.4 Kb)   docx (467.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com