TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simionatto, Ivete - GRAMSCI: sua teoria, incidência no Brasil, influência no serviço social São Paulo 2011 Cortez 4. Ed.

Por:   •  26/8/2015  •  Resenha  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  1.128 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA GRAMSCI

Simionatto, Ivete - GRAMSCI: sua teoria, incidência no Brasil, influência no serviço social São Paulo 2011 Cortez 4. Ed.

Antonio Gramsci nasceu em Alles, na Sardenha Itália, vindo de uma família de porte pequena. Após a prisão de seu pai acusado de peculato e adulteração de declarações no cartório que trabalhava com essa difícil situação financeira que sua família se encontra. Gramsci viu a necessidade que trabalhar para ajudar sua família, deixando de lado seus estudos. Parando após a conclusão da 5ª série primária no de 1903. Em meio dessa situação financeira que sua família se encontrava e a necessidade de trabalhar, Gramsci se revolta com a situação vivida, pelo fato de não poder mais estudar, pois os direitos prevaleciam aos filhos de ricos, de família tradicional conservadora da época. Com base nos conflitos dessa época onde a burguesia, tomava todo o país, com o capitalismo que nascia, enfim Gramsci começa a formar seu pensamento em prol dos menos favorecidos.

Em 1924, após ser eleito deputado, Gramsci acreditava defender os direitos dos cidadãos com mais liberdades, mas essa ilusão não perdurou muito, em 1926 foi preso quando voltava para sua casa em Roma. Após sua prisão resolveu escrever as cartas do cárcere, onde apontava sua vida pessoal mais também as expressões sociais, as desigualdades sofridas pelo proletariado, camponeses, etc.

Quando se fala de hegemonia pensamos logo na poder, ou seja, ricos, empresários, político é quem manda no país capitalista, como o nosso. Para Gramsci hegemonia não é só poder, não é só quem tem que manda o proletariado também pode fazer parte dessa hegemonia, buscando seus direitos e conhecimentos culturais levando em conta sua política, que é adquirida, na luta pela sua liberdade. O exemplo disso é o Sindicato, que faz valer os direitos, dentro das grandes fabricas, e que lidera uma grande massa de trabalhadores. Outro exemplo foi do ex-presidente Lula, que veio da classe, trabalhadora desse mesmo sindicato devido a suas propostas de melhoria para o povo, conseguiu alcançar essa hegemonia, pela grande massa dos subalternos, ou seja, dos trabalhadores. Enquanto aos intelectuais; existem dois tipos de intelectuais, os tradicionais e orgânicos. Os intelectuais tradicionais são o clero, e os fazendeiros, que ainda assumem o papel do estado, ou seja, ainda detém o poder. Os intelectuais tradicionais vão ganhando poder quando busca inserir pessoas de valores, de poder aquisitivo, favorecendo assim seu poder de dominação sobre a sociedade. Os intelectuais orgânicos são aqueles que justamente com seu grupo, sua classe, sua empresa, vai inserir esses intelectuais independente de sua atividade a exemplo disso, se encaixa o serviço social, com seu modo de intervir nas situações presentes.

Para Gramsci o estado apresenta-se a partir de duas esferas distintas no interior das superestruras, que são: sociedade civil, sociedade política.

Sociedade civil visa o conjunto de organismos privados, ou seja, onde os ricos que tem todo direito enquanto os pobres sobrevive como pode lutando pelo seus direitos. Na sociedade política visa à função de hegemonia e de domínio pelo estado e governo jurídico, onde prevalecem os políticos e suas leis.

A ideologia para Gramsci é algo que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com